O Purgatório é aqui

Depois das cenas do último capítulo, Dante e Vergílio, na segunda parte do projecto do Teatro O Bando (iniciado com Inferno, em 2017, e com chegada prevista a Paraíso lá para 2021), estacionam, a bem dizer, no Purgatório.

A viagem de Dante (Nélson Monforte) e de Vergílio (Fernando Luís), assessorados por Beatriz (Sara Belo), Matilde (Rita Brito) e o Coro Setúbal Voz, é uma marcha que não
Fotogaleria
A viagem de Dante (Nélson Monforte) e de Vergílio (Fernando Luís), assessorados por Beatriz (Sara Belo), Matilde (Rita Brito) e o Coro Setúbal Voz, é uma marcha que não rita Santana e Miguel Mares
Fotogaleria
rita Santana e Miguel Mares
Fotogaleria
rita Santana e Miguel Mares
Fotogaleria
rita Santana e Miguel Mares

Há uma multidão que passa, em fila, ordenada, submissa, caminhando para cá e para lá, porém sem ir a lado nenhum e aparentemente sem sequer se perguntar quem é ou para onde vai. Andam por ali, como um rebanho. Para Dante, que está de olhar perdido no infinito celeste interrogando-se e reflectindo sobre as coisas do Cosmos e da Terra que sente sem compreender, são como sombras, seguindo talvez uma ideia, ou uma ordem, ou um senhor, ou um deus que dê sentido aquela vida, isto é, aquela existência mil vezes repetida sabe-se lá para quê. Confusos? Pois bem-vindos ao Purgatório, segundo João Brites.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar