Uma torre na estação de São Bento? Marques da Silva desenhou uma em 1911

Souto de Moura desenhou uma torre-restaurante-mirador para a ala sul da estação. No mesmo sítio esteve para ser erguida uma torre dos telégrafos, projectada em 1910 pelo autor da gare.

Foto
Projecto de 1911 para a estação de correios e telégrafos, na ala sul da gare DR/livro Estação de São Bento - Marques da Silva

Quando o arquitecto Eduardo Souto de Moura mostrou, na Câmara do Porto, o anteprojecto que, a pedido da Time Out, desenvolveu para a ala sul da estação de São Bento, as atenções voltaram-se para a proposta de instalação de uma torre, com função de miradouro e restaurante, nas traseiras junto ao muro que suporta a via e o casario da Rua do Loureiro. Muito criticada então, a torre, que busca referências nos depósitos de água presentes em muitas estações, será uma novidade nesta paisagem urbana classificada, mas apenas porque o próprio autor da gare, Marques da Silva, não viu concretizada a torre que ele próprio projectara, para servir os telégrafos do Porto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários