Ministério Público investiga ex-autarca de Castelo Branco e actual membro da Anafre

Depois de a Associação Nacional de Freguesias ter adjudicado contratos de mais de 360 mil euros, um dos seus vice-presidentes foi recrutado pelo fornecedor.

Foto
ADRIANO MIRANDA

A Procuradoria-Geral da República confirmou à agência Lusa a abertura de uma investigação sobre alegadas irregularidades praticadas pelo ex-presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco e membro da Anafre - Associação Nacional de Freguesias, Jorge Neves.

“Confirma-se a existência de um inquérito relacionado com matéria que refere. Encontra-se em investigação no DIAP (Departamento de Investigação e Acção Penal) de Coimbra e está em segredo de justiça”, explicou, por escrito, a PGR, depois de questionada pela agência Lusa.

A 11 de Novembro, o PÚBLICO noticiou Jorge Neves passou a ser pago pela empresa de informática ANO depois de a associação lhe ter adjudicado contratos no total de 366.949 euros.

O valor facturado à ANO pela empresa unipessoal do autarca terá ascendido, entre 1 de Janeiro de 2018 e 31 de Março de 2019, a 36.000 euros.

Esta quantia, equivalente a 2400 mensais, corresponde a cerca de 10% do valor pago pela Anafre à ANO.

Durante o ano de 2018, Jorge Neves recebeu também 24 mil euros da Adraces - uma associação criada pelas Câmaras de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão, sem com ela ter celebrado qualquer contrato.

À Lusa, fonte da Anafre disse que a associação aguarda desenvolvimentos sobre o assunto: “A Anafre não fará qualquer tipo de comentário sobre o tema”.

Sugerir correcção
Comentar