Mais de metade dos portugueses pondera fazer compras na Black Friday

Quase dois terços (64%) dos consumidores ponderam comprar online, segundo um estudo da Google.

Foto
Rui Gaudencio

Mais de metade (63%) dos portugueses pondera este ano fazer compras na Black Friday, de acordo com um estudo da Google Portugal realizado em Julho último, divulgou esta segunda-feira a tecnológica.

Estes dados mostram que a data da Black Friday “está cada vez mais enraizada em Portugal e é hoje um dos grandes momentos de consumo dos portugueses”, de acordo com o comunicado da Google Portugal.

No ano passado, a semana da Black Friday (ou “sexta-feira negra") em Novembro “foi a semana do ano que registou o maior número de pesquisas no Google em Portugal, sendo a maioria realizada em dispositivos móveis, o que mostra que a busca por oportunidades, ofertas e promoções pode acontecer a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo”, adianta.

As pesquisas por Black Friday “crescem 34% de ano para ano e ocorrem durante todo o mês de Novembro”, acrescenta.

“Sendo a Black Friday um dos principais momentos de consumo em Portugal é normal que os consumidores estejam mais predispostos à informação das marcas e, por outro lado, que as marcas procurem múltiplas fórmulas e estratégias para chegar ao consumidor”, sublinha Joana Bastos, industry manager (diretora para a área da indústria) na Google, citada no comunicado.

O estudo da Google foi realizado em Julho e envolveu mais de 5000 pessoas.

De acordo com o mesmo, o consumidor português é cada vez “mais omnicanal”, ou seja, tanto compra online como na loja física. Quase dois terços (64%) dos consumidores ponderam comprar online, segundo o estudo da Google. 

Mais de metade (56%) das vendas na Black Friday correspondem a vestuário e calçado, seguida da tecnologia (49%), perfumes e cosmética (24%), electrodomésticos (21%) e brinquedos (16%). A maioria das compras (58%) nesta altura destina-se maioritariamente ao próprio consumidor, seguido dos presentes de Natal (29%) e para família e amigos (27%).

“O consumo continua até ao Natal, o que significa que a Black Friday não é um momento isolado”, aponta Joana Bastos.

Sugerir correcção
Comentar