Airbnb vai ser o alojamento oficial dos Jogos Olímpicos

A parceria estará em vigor nos Jogos Olímpicos de Verão Tóquio 2020, Paris 2024 e Los Angeles 2028, e os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 e Milão-Cortina 2026.

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Issei Kato

O Comité Olímpico Internacional (COI) e a plataforma de aluguer de alojamentos Airbnb anunciaram esta segunda-feira uma parceria para os próximos nove anos, que pretende criar um novo padrão de hospedagem, beneficiando cidades-sede, atletas, espectadores e fãs.

De acordo com o organismo olímpico, a parceria, que abrangerá cinco edições de Jogos Olímpicos, “visa promover os objectivos de sustentabilidade do Movimento Olímpico, de acordo com a Agenda Olímpica de 2020, as estratégias futuras a serem desenvolvidas pelo COI, e o objectivo da Airbnb de fomentar um turismo sustentável”.

A parceria, que torna a Airbnb uma das principais patrocinadoras do COI vigorará nos Jogos Olímpicos de Verão Tóquio 2020, Paris 2024 e Los Angeles 2028, e os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 e Milão-Cortina 2026.

Em comunicado, o COI explica que o acordo inclui medidas específicas sobre alojamento, que implicam uma redução de custos para os organizadores e para as entidades participantes nos Jogos Olímpicos, reduz a necessidade de construção de novas infra-estruturas para o período dos Jogos, e gera rendimento, que terá um impacto directo nos anfitriões e nas comunidades locais.

A plataforma vai também promover, em conjunto com o Comité Paralímpico Internacional (IPC), a existência de alojamentos acessíveis a pessoas com deficiência e que incluam outros requisitos de acessibilidade.

O COI e a Airbnb vão também proporcionar aos atletas a oportunidade de obterem rendimentos económicos extra, através da iniciativa Experiências Olímpicas, a lançar no início de 2020, e que vai permitir que desportistas profissionais do mundo inteiro beneficiem economicamente de uma actividade enquanto anfitriões.

Como parte do acordo, o COI vai disponibilizar aos atletas que competem nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, alojamentos na plataforma Airbnb no valor de, pelo menos, 28 milhões de dólares (cerca de 25 milhões de euros) para as viagens relacionadas com a competição e os treinos.

O presidente do COI considerou “a parceria inovadora no apoio às estratégicas para garantir uma que uma organização eficiente e sustentável dos Jogos Olímpicos tem um impacto positivo na nossa comunidade de anfitriões”.

Thomas Bach referiu ainda que, “com o apoio da Airbnb, o COI vai também proporcionar novas oportunidades aos atletas de todo o mundo, para que criem as suas próprias fontes de rendimento, através da promoção da actividade física e dos valores olímpicos”.

Kirsty Coventry, presidente da Comissão de Atletas do COI, saudou a parceria, considerando que esta “beneficia directamente os atletas, incluindo oportunidades de rendimento directo ao partilharem a sua paixão pelo desporto através das novas Experiências Olímpicas na Airbnb, assim como o apoio directo às suas necessidades de alojamento”.