Sabes o que fazer em caso de sismo? Hoje a “Terra Treme” às 11h15

É a sétima vez que “A Terra Treme” para mostrar como é importante saber o que fazer antes, durante e depois de um sismo.

Foto
Rui Gaudêncio/Arquivo

Esta sexta-feira, às 11h15, baixa-te, protege a cabeça e o pescoço, procura abrigo e aguarda até a que a terra pare de tremer. É só um exercício de sensibilização do risco sísmico, que tem a duração de um minuto, mas o treino é fundamental para promover os comportamentos que, em caso de sismo, devemos adoptar.

Esta é a sétima edição do “A Terra Treme”, um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, que se dirige principalmente aos mais jovens, em idade escolar, mas no qual todos podem participar: empresas, famílias, organizações públicas e privadas.

O objectivo é deixar bem claro na cabeça de todos a realização de três gestos simples: baixar, proteger e aguardar são os três comandos-chave para este tipo de situações de risco.

Foto

O que podes fazer antes de um sismo? Podes ajudar a tua família a avaliar os riscos em tua casa, elaborar um plano de emergência e organizar um kit, por exemplo. Fixar os objectos pesados às paredes e aprender a desligar a electricidade e cortar a água e o gás são outras acções fáceis e que podem fazer a diferença, explica o site da iniciativa.

O “durante” é o que vai ser treinado esta sexta-feira, durante um minuto. E se estás na rua mantém-te afastado de edifícios, taludes e estruturas que possam desabar e dirige-te a um local aberto, longe da água (mar ou rios), com calma.

O evento principal desta iniciativa terá lugar em Oeiras, na Escola Secundária Sebastião e Silva, mas, por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) vão aliar-se às comunidades locais, serviços municipais de protecção civil e outras autoridades, promovendo junto das escolas e outras organizações este evento.

Os locais onde o exercício será realizado podem ser encontrados através do site oficial da iniciativa, onde também estarão presentes outras informações relativas ao exercício.

Sugerir correcção
Comentar