Primeira biografia ilustrada do guitarrista Zé Pedro editada este mês

Zé Pedro - Uma Biografia é escrito pelo jornalista André Rito e ilustrado por Pedro Lourenço.

Foto
DR

A família, a paixão pela rádio, os ídolos e a fundação dos Xutos & Pontapés são recordados numa nova biografia sobre o guitarrista português Zé Pedro, ilustrada e pensada para públicos jovens, a editar este mês.

Quando passam dois anos sobre a morte do guitarrista, é lançado Zé Pedro - Uma Biografia, escrito pelo jornalista André Rito e ilustrado por Pedro Lourenço e que se junta a outros títulos que a editora Suma de Letras tem publicado, como as recentes biografias ilustradas de Freddy Mercury, de Alfonso Casas, e de David Bowie, por María Hesse. “Era uma pessoa atenta ao que se passava ao seu redor, atenta ao mundo e atenta aos outros. Este livro dá a conhecer algumas dessas histórias que não são tão conhecidas senão num círculo mais restrito de amigos. Histórias que certamente farão sorrir!”, afirmou o músico Tó Trips no prefácio.

Zé Pedro - Uma Biografia está organizado de forma cronológica e dividido por capítulos temporais nos quais são destacados episódios relevantes do percurso pessoal, familiar e musical de José Pedro Reis, ou Zé Pedro, uma das figuras mais conhecidas do rock português.

André Rito recorreu a várias fontes de informação, nomeadamente notícias e entrevistas nos media portugueses, e as biografias Não sou o único, que Helena Reis escreveu sobre o irmão, e Conta-me histórias, sobre os Xutos & Pontapés e assinada por Ana Cristina Ferrão. Foram recolhidos ainda depoimentos de pessoas que privaram com Zé Pedro e cujas histórias pontuam esta biografia, nomeadamente os músicos Kalu, Xana e Pedro Ayres Magalhães, o radialista Henrique Amaro e a jornalista Lia Pereira.

Profusamente ilustrado, o livro recorda vários episódios considerados marcantes no percurso de Zé Pedro, como a ida ao primeiro Cascais Jazz, em 1971, onde estiveram Miles Davis e Keith Jarrett, a viagem a um festival punk em França, os primeiros ensaios dos Xutos & Pontapés, a morte da mãe, a dependência das drogas e o transplante de fígado. A biografia relata ainda o tempo em que Zé Pedro inaugurou, com Alex Cortez, o clube de rock Johnny Guitar, em Lisboa, numa altura em que os problemas financeiros quase arruinaram os Xutos & Pontapés.

André Rito incluiu ainda uma cronologia dos Xutos & Pontapés, para lembrar, por exemplo, que a banda rock abriu o concerto dos Rolling Stones em 2003 em Coimbra e foi condecorada em 2004 com a Ordem do Infante D. Henrique. Há ainda referências à admiração que Zé Pedro tinha por vários músicos e os momentos em que os conheceu, nomeadamente os guitarristas Keith Richards e Jimmy Page.

A biografia termina com o autor a descrever o último concerto de Zé Pedro, já debilitado, quando os Xutos & Pontapés actuaram a 2 de Novembro de 2017 no Coliseu de Lisboa. Zé Pedro morreu a 30 de Novembro de 2017 aos 61 anos. Os Xutos & Pontapés decidiram manter a banda e estão a celebrar 40 anos de carreira. A propósito desta data redonda, a banda rock edita esta sexta-feira a dupla colectânea 40 anos a dar no duro, com outras tantas canções, e no final de Outubro lançaram o primeiro volume da autobiografia À Minha Maneira, feita de histórias contadas por todos músicos e compiladas pela jornalista Ana Ventura.

Sugerir correcção
Comentar