És de Belas Artes? Retrata a fertilidade com “leveza” e ganha 1750 euros

Concurso lançado pela Associação Portuguesa de Fertilidade dirige-se aos alunos de Belas Artes de Lisboa e do Porto. Inscrições até 28 de Novembro.

Foto
mohamed_hassan/Pixabay

Se és aluno das faculdades de Belas Artes das universidades de Lisboa ou do Porto podes participar num concurso que, através da pintura ou escultura, espera sensibilizar para o tema da fertilidade. O Fertilid'Art é promovido pela Associação Portuguesa de Fertilidade, em parceria com a farmacêutica Merck, e vai premiar os autores dos três melhores trabalhos com 1750, 1000 e 500 euros. Serão ainda seleccionadas mais sete obras para integrar uma exposição que ainda não tem data, nem local marcado.

A participação pode ser feita individualmente ou em grupo (de três elementos, no máximo), mas quem concorre em grupo pode também candidatar-se em nome individual. As inscrições decorrem até dia 28 de Novembro — com entrega das obras até 17 de Janeiro — e os resultados são conhecidos em Fevereiro de 2020.

O objectivo é que os estudantes façam uma “representação do universo da fertilidade, que vai desde a concepção, fertilização, desafios de infertilidade, processo de gravidez, gestação ou até mesmo os estados emocionais associados a todo o processo”, adianta ao P3 Filomena Gonçalves, vice-presidente da associação. “Salientamos a emoção pois a ideia é tratar o tema com leveza porque não é um bicho-de-sete-cabeças.”

Numa altura em que a taxa de fertilidade tem atingido níveis historicamente baixos, “com a mudança do estilo de vida das pessoas, o tabagismo, sedentarismo, o próprio stress do dia-a-dia”, a associação decidiu realizar este concurso voltado para os jovens, pois “são os que estão em idade fértil”, explica Filomena. Até porque, sublinha, “a situação tenderá a piorar nos próximos anos”. Através de uma abordagem “fresca e inovadora de abordar o tema da fertilidade”, a associação acredita que “através da arte se vão conseguir resultados positivos”.

O júri, que ainda não é conhecido, será composto por um membro da Associação Portuguesa de Fertilidade, um representante de cada faculdade e um membro da farmacêutica. Dúvidas podem ser consultadas no regulamento do concurso.

Sugerir correcção
Comentar