A ver navios no Canal de Suez

A 17 de Novembro de 1869 era inaugurado com internacional pompa e circunstância o Canal de Suez, uma passagem entre o Mediterrâneo e o mar Vermelho que viria a tornar-se um elemento crucial para o vaivém do comércio mundial. Ver passar navios é o que pode acontecer ao viajante nestas paragens a que Eça de Queirós dedicou páginas deslumbradas e mordazes.

Foto
Tim Martin/Getty Images

A memória perde nomes de ruas, pessoas, às vezes cidades e, até, países. E ainda bem. Essas pobres exactidões valem pouco ou nada se convirmos que as experiências de andarilhar pelo mundo são irrepetíveis, pessoais e intransmissíveis, por muito que se esforcem em esperançar o contrário relatos, guias e os agora muito populares – e pleonásticos –"blogues de viagem”. E, no entanto… Eppur si muove. Por interposta experiência transmutada em escrita também se viaja – ou se fantasia, coisa que, afinal, vale tanto como o resto no estranho sonho da vida. Não era o que o velho Calderón de la Barca deixava adivinhar nos seus versos?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar