Ibrahimovic diz adeus aos Los Angeles Galaxy sem revelar futuro

O futebolista sueco marcou 53 golos em 58 jogos no campeonato dos EUA.

Foto
Zlatan Ibrahimovic Reuters/USA TODAY USPW

O futebolista sueco Zlatan Ibrahimovic, que jogou nos Los Angeles Galaxy (LA Galaxy) nas últimas duas temporadas, despediu-se nesta quinta-feira do clube norte-americano, através da sua conta na rede social Twitter, sem desvendar o futuro próximo.

“Cheguei, vi e venci. Obrigado, LA Galaxy, por me fazeres sentir vivo de novo. Para os fãs do Galaxy: queriam o Zlatan, eu dei-vos o Zlatan. Não precisam de agradecer. A história continua... Agora, podem voltar a ver basebol”, escreveu o avançado de 38 anos.

Nas duas épocas que actuou na Major League Soccer (MLS), Ibrahimovic marcou 53 golos e fez 17 assistências nos 58 jogos ao serviço dos LA Galaxy, mas sai dos Estados Unidos sem vencer nenhum título colectivo, naquele que é o clube norte-americano mais vitorioso, com cinco títulos de campeão nacional (2002, 2005, 2011, 2012 e 2014).

Zlatan foi campeão na Holanda, em Itália, em Espanha e em França, tendo vencido, igualmente, um Mundial de clubes (Barcelona), uma Supertaça Europeia (Barcelona) e uma Liga Europa (Manchester United, com o português José Mourinho como treinador). Além disso, Zlatan foi internacional pela Suécia em 116 jogos, tendo marcado 62 golos, sendo o maior goleador da história da selecção nórdica.

O futuro

Não é provável que este seja um ponto final na carreira do jogador sueco. As notícias de clubes potencialmente interessados no avançado surgem diariamente e o próprio Zlatan já afirmou sentir-se bem para continuar a jogar. O Manchester United tem sido um dos clubes mais falados, embora o mais provável pareça ser um regresso de Ibrahimovic ao campeonato italiano.

Clubes como Bolonha e Milan já foram associados, mas o jogador já garantiu, em Outubro, que um regresso a Itália lhe interessaria, sim, mas apenas para lutar pelo título. “Itália é a minha segunda casa. Ouvirei todas as ofertas, mas, se voltar para lá, quero lutar pelo título. Não quero que assinem comigo apenas porque sou o Ibrahimovic – ainda consigo fazer a diferença”.

A vontade de Zlatan parece esgotar-se, desta forma, em dois nomes: Juventus e Inter Milão. E em qualquer dos casos seria um regresso, já que Zlatan jogou e teve sucesso em Turim e em Milão.

Caso não surjam projectos que aliciem o sempre exigente sueco, “pendurar as botas” não é um cenário utópico. Plano não existe, mas ser treinador, por enquanto, parece não agradar a Zlatan. “Depois de terminar a carreira quero um papel importante, no qual tenha responsabilidades e poder de tomar decisões. Até poderia tornar-me treinador, mas há muito stress. Envelheces dez anos numa temporada. Além disso, não poderia entrar no campo e fazer a diferença, se fosse preciso…”.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários