Quase 600 jovens médicos sem acesso a especialidade. Associações reclamam medidas urgentes

Associação de Médicos pela Formação Especializada fala em “situação insustentável” e calcula que, se nada mudar entretanto, haverá mais de quatro mil médicos sem especialidade até 2021.

Foto
Rui Gaudencio

O número de jovens médicos que não consegue ter acesso a formação especializada é cada vez mais elevado. Mesmo depois de o total de vagas para internatos de especialidade ter aumentado nos hospitais e centros de saúde este ano – atingiu o valor mais alto de sempre (1830) -, perto de seis centenas de médicos não tiveram hipótese de escolher uma especialidade no concurso nacional do internato para formação específica, cujos resultados finais acabam de ser conhecidos. E este número não inclui os que desistiram pelo caminho ou os que optaram por emigrar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários