Foi um ano inteiro com chuva abaixo do normal e o Sul está a sofrer mais com isso

A precipitação que cai no território nacional está a diminuir, mas essa quebra faz-se sentir mais a Sul, agravada, este Outono, por um ano hidrológico fraco. As diferenças entre o Norte e o Sul do país vão acentuar-se.

Foto
Odeleite, neste fim-de-semana Helena Rodrigues

Se vive no Minho já pode estar cansado dos dias cinzentos e da chuva, mais ou menos forte que tem caído quase todos os dias. Mas se está em Alcoutim ou Mértola, é bem provável que sinta saudades de alguma precipitação, já que nesta região do país não chove há meses e o mapa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disponibiliza mensalmente, com dados sobre a seca, não deixa qualquer dúvida: em Outubro 4,3% do território continental estava em seca extrema, precisamente este canto do sudeste do país. Quando é que isto muda? Até pode ser já na próxima semana, mas este período de transição entre estações “é muito ingrato” para previsões.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários