Telecomunicações: operadores dizem que preços em Portugal são dos mais baixos da Europa

Um estudo encomendado pelos operadores de telecomunicações à Deloitte concluiu que Portugal é o segundo país com preços de comunicações mais baixo na Europa, a seguir a França.

Foto
Análise comparou os preços dos serviços em dez países europeus Paulo Pimenta

Portugal é o segundo país com preços de comunicações electrónicas mais baixos, depois da França, entre os dez países europeus analisados num estudo elaborado pela Deloitte para a Associação de Operadores de Comunicações Eletrónicas (Apritel),

“Este estudo apresenta, pela primeira vez, uma comparação feita com base na oferta de serviços com maior predominância entre os consumidores portugueses (os pacotes 3P [oferta tripla de serviços] e 4P [oferta quádrupla]”, refere a Apritel.

O estudo, que considera a taxa de IVA e a actualização da paridade do poder de compra, refere que “os preços médios para os pacotes 3P (televisão, internet fixa e telefone) são 34% inferiores à média dos países da União Europeia analisados”, ou seja, 38,60 euros face ao valor médio de 58,05 euros.

No que respeita aos pacotes 4P (televisão, internet fixa, telefone e telemóvel), os preços “são 20% mais baixos”, ou seja, 59,94 euros em Portugal face ao valor médio de 75 euros, considerando a paridade do poder de compra.

“Para a comparação foram considerados 10 países europeus que mais se assemelham a Portugal em termos de qualidade e diversidade de oferta de serviços de comunicações electrónicas”, refere a Apritel, apontando Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Estónia, França, Hungria, Irlanda, Países Baixos e Reino Unido.

O sector das comunicações electrónicas português representa 2,3% da riqueza gerada pela economia (PIB) e emprega cerca de 18.000 pessoas.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários