Tweet de Bernardo Silva vale multa de 58 mil euros e jogo de suspensão

Internacional português ficará impedido de jogar frente ao Chelsea. Médio comparou imagem de infância de colega de equipa com boneco Conguito.

Foto
Bernardo Silva Reuters

A “brincadeira” nas redes sociais entre Bernardo Silva e Benjamin Mendy valeu um castigo ao internacional português. O médio foi condenado pela Federação Inglesa de Futebol (FA) de conduta imprópria e ofensiva para com o colega de equipa francês Benjamin Mendy, anunciou esta quarta-feira o Manchester City. Para além da suspensão, o jogador foi multado em 50 mil libras – aproximadamente 58 mil euros. O médio de 25 anos falhará, assim, a partida frente ao Chelsea, disputada a 23 de Novembro no estádio dos “citizens”. 

Foto
Facebook

No início de Outubro, o português comparou uma imagem em criança do colega de equipa Benjamin Mendy com uma ilustração do boneco característico da marca de chocolates Conguitos. O tweet causou polémica, com a associação de combate ao racismo Kick Out a pedir um castigo para o português à Federação Inglesa de Futebol.

A investigação ao incidente concluiu que a imagem – apagada pelo jogador 46 minutos após a ter publicado – não tinha como objectivo ofender o colega de equipa, mas a Federação salientou o teor público da partilha, relembrando que o jogador tem mais de 600 mil seguidores nesta rede social e uma reputação e credibilidade elevada.

Bernardo Silva reconheceu ter quebrado a regra E3 dos regulamentos do órgão federativo, relativa a linguagem e comportamentos ofensivos. Por esse motivo, terá de participar em sessões educativas. 

Na carta enviada ao órgão federativo, o português juntou um depoimento de Benjamin Mendy, que disse não ter ficado ofendido com a brincadeira. Também o treinador, Pep Guardiola, procurou desvalorizar o caso, referindo que se tratou de “uma simples piada” entre colegas de equipa. O português é um dos jogadores de destaque do emblema inglês: esta época, jogou em 11 das 12 partidas da Liga Inglesa, assinando cinco golos. 

Sugerir correcção
Ler 38 comentários