Livro

Steve McCurry fotografou “a beleza e dignidade silenciosa de cada criatura”

Animals, o mais recente livro do fotógrafo norte-americano Steve McCurry, é "um belo travelogue e um tocante tributo a todos os bichos que partilham connosco o planeta".

Macaco na neve, no parque Jigokudani Yaen-koen, em Yamanouchi, Japão, 2018 ©Steve McCurry
Fotogaleria
Macaco na neve, no parque Jigokudani Yaen-koen, em Yamanouchi, Japão, 2018 ©Steve McCurry

Do arquivo fotográfico do célebre fotógrafo Steve McCurry nasceu Animals, o fotolivro que retrata a intrincada relação entre humanos e animais em redor do globo. Na selecção de imagens, que a Taschen classifica de"caleidoscópica", figuram animais na companhia dos seus donos e tratadores, mas também criaturas abandonadas ou isoladas, em contexto urbano ou selvagem.

"Através da lente de Steve McCurry, descobrimos gratidão pela beleza e dignidade silenciosa de cada criatura", refere, em comunicado ao P3 a editora alemã. "Um belo travelogue e um tocante tributo a todos os bichos que partilham connosco o planeta."

A carreira do fotógrafo é marcada pela presença nos mais diversos cenários e acontecimentos históricos; não é, por isso, de estranhar a presença de imagens de camelos apanhados de surpresa por um tiroteio, em plena guerra do Golfo, ou de insólitas corridas de cavalos em terraços de arranha-céus de Hong Kong. Há uma narrativa implícita em todas elas, emoção transmitida pela natureza do laço que partilham homens e animais. Cães que dormem na rua na companhia dos donos sem-abrigo, mascotes de luxo, elefantes que são meio de transporte em longas travessias, rebanhos que pastam em cenários idílicos. A diversidade é enorme. Assim como a beleza das imagens do livro, lançado neste mês de Novembro.

Tratador de elefantes na companhia do seu animal, em Chiang Mai, Tailândia. "O trabalho de um cornaca é herdado de pai para filho. Eles dedicam a vida a tratar de um elefante específico e passam dias e noites a satisfazer todas as suas necessidades."
Tratador de elefantes na companhia do seu animal, em Chiang Mai, Tailândia. "O trabalho de um cornaca é herdado de pai para filho. Eles dedicam a vida a tratar de um elefante específico e passam dias e noites a satisfazer todas as suas necessidades." ©Steve McCurry
Criança descansa sobre uma vaca, em Katmandu, Nepal, 2013. As vacas foram designadas o animal nacional do Nepal. Cirulam livremente e são consideradas sagradas por 80% dos nepaleses hindus.
Criança descansa sobre uma vaca, em Katmandu, Nepal, 2013. As vacas foram designadas o animal nacional do Nepal. Cirulam livremente e são consideradas sagradas por 80% dos nepaleses hindus. ©Steve McCurry
Homem lê o jornal na companhia de um cão. Roma, Itália, 1994
Homem lê o jornal na companhia de um cão. Roma, Itália, 1994 ©Steve McCurry
Mulher rodeada de pombos, em Mazar-i-Sharif, Afeganistão, 1991. "Esta mulher estava a dar de comer aos pombos diante de uma mesquita em Mazar-i-Sharif. A lenda diz que as mesquitas locais são tão sagradas que qualquer pombo colorido fica instantaneamente de tom branco puro quando se aproxima de uma delas."
Mulher rodeada de pombos, em Mazar-i-Sharif, Afeganistão, 1991. "Esta mulher estava a dar de comer aos pombos diante de uma mesquita em Mazar-i-Sharif. A lenda diz que as mesquitas locais são tão sagradas que qualquer pombo colorido fica instantaneamente de tom branco puro quando se aproxima de uma delas." ©Steve McCurry
Cavalo em Al Ahmadi, KuwaIt, 1991. "Enquanto nos dirigíamos aos incêndios em poços de petróleo, estava escuro como a noite. O chão estava cheio de petróleo negro. Este cavalo era o único animal abandonado durante o conflito. Eu estava sentado sobre o meu carro, a nove metros do fogo, durante uma travessia pelo deserto."
Cavalo em Al Ahmadi, KuwaIt, 1991. "Enquanto nos dirigíamos aos incêndios em poços de petróleo, estava escuro como a noite. O chão estava cheio de petróleo negro. Este cavalo era o único animal abandonado durante o conflito. Eu estava sentado sobre o meu carro, a nove metros do fogo, durante uma travessia pelo deserto." ©Steve McCurry
Turistas junto à piscina enquanto um elefante passa, em Bentota, Sri Lanka, 1995
Turistas junto à piscina enquanto um elefante passa, em Bentota, Sri Lanka, 1995 ©Steve McCurry
Jovem nómada com a sua cabra, em Litang, Tibete, 2001. "Eu fotografei este rapaz nómada e a cabra da sua família perto de Litang, o principal centro cultural da cultura tibetana. A 4 mil metros de altitude, o clima é sub-ártico e é caracterizado por ter longos e gelados invernos e verões muito curtos. Estas cabras produzem lã de caxemira que é de preço alto e utilizada para a produção têxtil."
Jovem nómada com a sua cabra, em Litang, Tibete, 2001. "Eu fotografei este rapaz nómada e a cabra da sua família perto de Litang, o principal centro cultural da cultura tibetana. A 4 mil metros de altitude, o clima é sub-ártico e é caracterizado por ter longos e gelados invernos e verões muito curtos. Estas cabras produzem lã de caxemira que é de preço alto e utilizada para a produção têxtil." ©Steve McCurry
Jovem mulher da tribo Kara segura um galo em Dus Village, Vale Inferior do Omo, Etiópia
Jovem mulher da tribo Kara segura um galo em Dus Village, Vale Inferior do Omo, Etiópia ©Steve McCurry
Ulgii, Altai, Mongólia, 2018
Ulgii, Altai, Mongólia, 2018 ©Steve McCurry
Adolescente com uma ratazana albina em Chennai, Índia, 1996
Adolescente com uma ratazana albina em Chennai, Índia, 1996 ©Steve McCurry
Jovem pastoreia o seu rebanho perto de Magdeburg, na antiga RDA, 1989
Jovem pastoreia o seu rebanho perto de Magdeburg, na antiga RDA, 1989 ©Steve McCurry
Capa do livro “Animals”, de Steve McCurry. Editado em Novembro pela Taschen.
Capa do livro “Animals”, de Steve McCurry. Editado em Novembro pela Taschen. ©Steve McCurry