Brigada antimotim francesa retira independentistas catalães de auto-estrada cortada

Durante o dia de segunda-feira, os manifestantes que cortaram a auto-estrada na fronteira entre os dois países chegaram a França. Nesta terça-feira foram retirados.

Fotogaleria
Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Reuters/RAFAEL MARCHANTE
Fotogaleria
Reuters/RAFAEL MARCHANTE

A brigada antimotim da polícia francesa começou, na manhã desta terça-feira, a retirar à força os manifestantes independentistas catalães que ontem cortaram a principal estrada entre Espanha e França, em La Jonquera — durante o dia, os manifestantes cruzaram a fronteira e instalaram-se também no lado francês.

A polícia francesa começou a retirar um a um os manifestantes que estavam sentados na AP-7, uma das principais auto-estradas que unem Espanha a França, cortada há quase 24 horas. Cerca de 2000 pessoas estavam reunidas em protesto, para impedir que o trânsito circulasse naquela artéria — e dessas, pelo menos 200 estavam sentadas do lado francês, em frente à esquadra da polícia francesa.

Para os retirar, a polícia usou gás pimenta, relata Rebeca Carranco, repórter do El País no local, através do Twitter. “Já não há ninguém sentado. Os protestos recuam até território espanhol”, escrevia cerca das 8h20 (7h20 em Portugal Continental).

Os manifestantes passaram a noite em tendas e no interior dos veículos parados no meio da auto-estrada, escreve o El Mundo. Durante a noite e nas primeiras horas da manhã, vários manifestantes puseram a “estelada” (bandeira do independentismo da Catalunha) às costas e entoaram canções.

Ao longo de segunda-feira, os ministros do Interior espanhol, Fernando Grande-Marlaska, e francês, Christophe Castaner, estiveram “em comunicação constante” devido a estes protestos. De acordo com fontes do Governo de Paris, a brigada antimotim francesa tinha ordem para expulsar os manifestantes da parte francesa, até território espanhol.

A estrada continua cortada em ambos os sentidos, mas apenas na zona espanhola.

Desse lado também está em curso uma negociação entre os Mossos d’Esquadra (a polícia catalã) e uma deputada da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC, que apoia o protesto), Marta Rosique, para que a retirada dos carros que estão parados naa auto-estrada e das barricadas, diz a TV3. Também há uma brigada antimotim dos Mossos no local.

A manifestação foi convocada pelo grupo Tsunami Democràtic, que promove iniciativas de desobediência civil em protesto contra a condenação de independentistas catalães. Desde o fim-de-semana que este grupo está a manifestar-se e esta é uma das suas iniciativas “mais ambiciosas”.

No final da semana passada, o Tsunami Democrático anunciou através das redes sociais que ia organizar uma série de protestos em “toda” a região da Catalunha entre segunda e quarta-feira. No sábado, dia de reflexão das eleições de 10 de Novembro, o movimento organizou uma série de concertos de protesto com o “Estado espanhol” no centro da cidade de Barcelona e que reuniu milhares de pessoas.

Nas eleições de domingo, as forças independentistas catalãs saíram reforçadas e vão aumentar a sua representação no Congresso dos Deputados de Madrid, embora não tenham alcançado a maioria dos lugares em disputa: conseguiram 42,6%, nas legislativas anteriores, em Abril, tinham conseguido 39,4%.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários