Marina Grossi: “A transição energética é irreversível. Não há volta a dar”

A economista brasileira Marina Grossi avisa que é importante atribuir um custo aos impactos gerados pela emissão de gases com efeito de estufa e considera que a transição energética é uma oportunidade para o Brasil.

Foto
Marina Grossi esteve em Lisboa em Outubro Pedro Fazeres

Nos anos 90, Marina Grossi era já economista quando começou a trabalhar no governo brasileiro sobre sustentabilidade e alterações climáticas. “Foi como se pusesse uns óculos e ganhasse um novo olhar. Começa-se a ver o mundo com outra perspectiva porque o seu desenvolvimento tem de estar alinhado com todos os efeitos que podem acontecer [no clima]”, recorda ao PÚBLICO. “Isso mudou muito a minha cabeça.” Já com esse novo olhar conta que teve de estudar “noites e noites a questão climática” e reparou que havia falhas nos modelos de mercado que tinha estudado na universidade: nessas contas não se costumava considerar o risco ambiental nem se atribuía um custo aos impactos dos gases com efeito estufa na atmosfera. “Foi através da mudança climática que vi que essas contas estavam erradas.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários