Daesh sonha com um novo Estado islâmico nas Filipinas

Sem território no Iraque e na Síria, o grupo jihadista recruta em Mindanau a pensar na próxima cidade a conquistar. Os refugiados de Marawi e a população mais pobre são aliciados com dinheiro e armas.

Foto
Os militares filipinos demoraram cinco meses a recuperar a cidade de Marawi aos jihadistas, com a cidade a ficar totalmente destruída LUSA/FRANCIS R. MALASIG

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente filipino, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. Apesar do fim do califado no Iraque e na Síria, os jihadistas prosperam na província muçulmana do país maioritariamente católico. O recrutamento do Daesh entre os mais pobres avança a passos largos e jihadistas da Malásia, Indonésia e Singapura continuam a chegar. E a morte do líder da organização, Abu Bakr al-Baghdadi, já deu azo a uma tentativa falhada de atentado por três jihadistas, abatidos pelos militares no Sul do país. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar