Eurodeputado Pedro Silva Pereira condecorado pelo imperador do Japão

O eurodeputado do PS e vice-presidente do Parlamento Europeu foi o relator do acordo comercial entre a União Europeia e o Japão.

Foto
O eurodeputado do PS é vice-presidente do Parlamento Europeu lm miguel manso

O eurodeputado do PS Pedro Silva Pereira foi condecorado pelo imperador do Japão “pelo seu papel como relator do Parlamento Europeu para o acordo comercial entre a União Europeia e o Japão”, anunciou este sábado o gabinete do parlamentar.

De acordo com a nota de imprensa do gabinete do eurodeputado, que também é vice-presidente do Parlamento Europeu, o imperador Naruhito atribuiu esta semana a Pedro Silva Pereira a Ordem do Sol Nascente (Raios de Ouro e Faixa), “uma das mais altas e prestigiadas ordens honoríficas japonesas”.

A Ordem do Sol Nascente, uma das mais antigas ordens honoríficas do Japão, foi instituída pelo Imperador Meiji, em 1875, indica ainda a nota. Na nota recorda-se que coube a Pedro Silva Pereira “presidir, no âmbito da Comissão de Comércio Internacional [do Parlamento Europeu], ao Grupo de Monitorização das negociações com o Japão”.

Pedro Silva Pereira elaborou ainda “a proposta de decisão final” sobre o acordo de Parceria Económica União Europeia-Japão, que entrou em vigor em Fevereiro, e foi aprovado no plenário do Parlamento Europeu.

“A notícia da atribuição desta distinção foi conhecida quando Pedro Silva Pereira se encontrava em Tóquio, no início da semana, para representar o Parlamento Europeu na Cimeira Interparlamentar do G20”, de acordo com o documento.

O imperador Naruhito começou o seu reinado no dia 1 de Maio deste ano, e foi entronizado no passado dia 22 de Outubro, numa cerimónia, em Tóquio, que contou com a presença do antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, em representação de Portugal.

O novo soberano, de 59 anos, tornou-se no 126.º imperador do Japão em 1 de Maio, dia seguinte ao pai Akihito, de 85 anos, ter abdicado, uma decisão inédita nesta dinastia de mais de dois séculos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários