Instituto do Desporto e Juventude ignora alerta de financiamento a evento “manifestamente ilegal”

O EPA European Championships recebeu 50 mil euros de dinheiros públicos, mas a FIP não reconhece a competição. Ricardo Oliveira, presidente da FPP, nega qualquer irregularidade.

Fotogaleria
O EPA European Championships termina neste sábado, em Lisboa Francisco Romão Pereira
Fotogaleria
Francisco Romão Pereira
Fotogaleria
Francisco Romão Pereira
Fotogaleria
Francisco Romão Pereira
Fotogaleria
Francisco Romão Pereira
Fotogaleria
Francisco Romão Pereira
Fotogaleria
Francisco Romão Pereira
Fotogaleria
Francisco Romão Pereira

A prova conta com a presença dos melhores jogadores de Portugal e alguns dos melhores de Espanha, a principal potência do padel europeu, mas para a Federação Internacional de Padel (FIP), organismo que tutela a modalidade a nível mundial, o EPA European Championships, que termina neste sábado em Lisboa, é um evento “manifestamente ilegal” e “altamente lesivo” dos seus “direitos e interesses”. Alertada pela FIP de que estão a “decorrer acções legais” contra a Federação Portuguesa de Padel (FPP) para “avaliar a legitimidade da organização da competição”, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) optou por suspender um apoio de 30 mil euros até “clarificação cabal da situação”, mas o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) manteve o financiamento de 50 mil euros, por entender “não haver nada que obste à realização da competição”.

O email, assinado por Luigi Carraro, presidente da FIP, foi enviado a 29 de Outubro para a CML e para o IPDJ, e deixa clara a posição da federação internacional: “Como existem acções legais pendentes contra a FPP para avaliar da legitimidade da organização da competição [EPA European Championships]”, a FIP “pede ao IPDJ e à CML que clarifiquem, conforme a sua conveniência, com que fundamento ambas entidades estão a proporcionar dinheiros públicos ao evento”.

Na origem do alerta está um diferendo entre a FIP e a FPP, que será ajuizado pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD). Na acção legal movida pela FIP a que o PÚBLICO teve acesso, a FPP é acusada de “organizar um Campeonato da Europa” em Portugal “sob a organização ou chancela” da European Padel Association (EPA), na mesma data em que a FIP iria organizar um Europeu em Roma. Segundo a FIP, a FPP “ao arrepio de todas as normas legais e regulamentares”, promove “um evento desportivo manifestamente ilegal e altamente lesivo” para os seus “direitos e interesses”.

Contactado pelo PÚBLICO, o Departamento de Marca e Comunicação da CML confirmou ter sido aprovado “em 24 de Outubro, por unanimidade”, “a atribuição de apoio financeiro no valor de 30 mil euros” à FPP “destinado à organização do evento ‘Campeonato da Europa de padel’ em Lisboa”. Porém, “posteriormente à aprovação da referida proposta”, a “edilidade teve conhecimento, através de carta que lhe foi enviada” pela FIP, que a FPP “não era a organizadora do evento”. Dessa forma, a CML optou por aguardar “uma clarificação cabal da situação, não tendo por isso o referido contrato programa de desenvolvimento desportivo sido assinado nem transferida a respectiva verba.”

Diferente foi a posição do IPDJ, organismo presidido por Vítor Pataco desde Setembro do ano passado. Em resposta ao PÚBLICO, a secretaria de Estado da Juventude e do Desporto limitou-se a informar que entendeu o IPDJ não haver nada que obste à realização da competição em causa”.

FPP nega qualquer irregularidade

Por parte da FPP, a resposta é semelhante: “A EPA está a organizar um campeonato em Portugal e tem o direito de o fazer.” Contactado pelo PÚBLICO, Ricardo Oliveira diz que a “FPP faz parte da FIP, mas também faz parte da EPA” e ninguém o “obriga a jogar um campeonato da FIP”. O presidente da federação portuguesa considera que a EPA, associação criada em Janeiro deste ano e que não é reconhecida pela federação internacional, não tem “qualquer ligação com a FIP” e “é uma associação com 19 países” que “faz o que lhe apetecer”, não querendo “saber da FIP para nada”.

Confrontado com a acção no TAD, Oliveira, que considera que a FPP “está a ser caluniada”, sublinhou que uma “providência cautelar” para interromper o campeonato em Lisboa já foi indeferida, mostrando-se pouco preocupado que, no futuro, o EPA European Championships não seja considerado como válido. “O TAD até pode decidir que o campeonato não tem validade. Mas validade para quem? Terá sempre para a EPA. O título de campeão é uma coisa muito subjectiva. Estamos a atribuir o título da EPA. Se me juntar consigo e mais dez amigos e formos beber umas cervejas, e lhe chamarmos de Campeonato da Europa dos bebedores de cerveja, atribuímos-lhe o título de Campeonato da Europa dos bebedores de cerveja.”

Sobre o apoio recebido pelo IPDJ para uma prova para a qual pediu financiamento público, mas que diz não organizar, Ricardo Oliveira não vê qualquer problema. Apesar de o contrato-programa assinado pelo IPDJ e a FPP referir que a federação portuguesa será a responsável pela organização, o líder federativo reitera que apesar de ter pedido “o dinheiro ao IPDJ”, “não tem envolvimento nenhum na prova”: “Não organizamos. Se alguém diz que a FPP é a organizadora, terá de o provar.”

Segundo Ricardo Oliveira, após a FPP assinar o contrato-programa com o IPDJ para organização do EPA European Championships, “delegou”, “como acontece sempre”, a “um promotor a organização do evento”. “Para que fique bem claro, a FPP não é organizadora. Os promotores são a RGB events e a PAHD, e a organizadora é a EPA. Em nenhum cartaz vê o logo da FPP. Nem um. A FPP apenas apoia a prova e é o anfitrião. Não sou advogado e as questões legais ficam para os tribunais.”

Sugerir correcção
Comentar