Santos e Lima modestos animam com birdie a fechar

Portugueses partilham o 33.º lugar entre os 45 participantes na Grand Final do Challenge Tour

Foto
Ricardo Santos em acção no Club de Golf Alcanada © D.R.

Ricardo Santos e Filipe Lima arrancaram com o pé esquerdo para a Grande Final do Challenge Tour, mas ambos terminaram as suas voltas com 1 birdie no buraco 18 do Club de Golf Alcanada, em Maiorca, para recuperarem a esperança de melhores exibições nos próximos três dias.

Os dois antigos campeões nacionais fizeram o mesmo resultado, de 75 pancadas, 4 acima do Par do sinuoso e acidentado traçado de Robert Trent Jones Jnr.

Ambos perderam pancadas nos buracos 2 e 16 e nenhum deles conseguiu birdies nos três buracos de Par-5, mas essas foram as únicas semelhanças.

Lima – 22.º na Corrida para Maiorca, a necessitar de terminar no top-15 desse ranking para subir ao European Tour – jogou inicialmente com pouco vento, esteve praticamente perfeito do tee ao green, mas desinspirado no putt, como o próprio reconheceu nas declarações proferidas à Tee Times Golf Agency.

O campeão nacional de 2017 sofreu 6 bogeys (2, 4, 8, 9, 13 e 16) e converteu 2 birdies (5 e 18).

Santos – 8.º no ranking do Challenge Tour e com a subida de divisão assegurada – apanhou já um vento considerável, mais frio, e apesar de um putt de 60 centímetros falhado no buraco 2, não foi pelo putt que mais se penalizou. Até meteu alguns bons putts como os dos buracos 17 (para Par) e 18 (para birdie). No seu caso, como também frisou à Tee Times Golf Agency, foi mais o ‘shot ao green’ que o prejudicou, esse que muitas vezes é um dos seus pontos fortes.

O campeão nacional de 2011 e 2016 fez 2 duplos-bogey (2 e 7), 2 bogeys (10 e 16), não totalmente compensados por 2 birdies (12 e 18).

Filipe Lima e Ricardo Santos estão empatados no grupo dos 33.º classificados, entre 45 jogadores, e se o torneio acabasse agora Lima terminaria a época no 26.º lugar do ranking do Challenge Tour (fora do top-15), enquanto Santos fecharia a temporada no 11.º posto.

A Grande Final do Challenge Tour é liderada pelo italiano Francesco Laporta, que fez 3 birdies nos últimos quatro buracos para totalizar 68 pancadas, 3 abaixo do Par, com 1 de vantagem do galês Rhys Enoch e do espanhol Sebastian Garcia Rodríguez. Laporta ganhou em outubro o Hainan Open, na China.

Amanhã, na segunda volta, Santos e Lima saem muito cedo, logo às 8h52, o terceiro grupo da jornada, ao lado do francês Grégory Havret.

 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar