Stress pós-traumático de guerra, “bomba no cérebro” dos ex-militares

Mais do que medicamentos, os efeitos, de que sofrem 140 mil afectados, podem ser reduzidos ou controlados através do apoio psicológico.

Foto
Funeral em 2017, em Portugal, de militar morto em Angola, em 1963 Nuno Ferreira Santos

O stress pós-traumático de guerra afecta centenas ou milhares de militares portugueses, 45 anos depois da Guerra Colonial, e ainda esta quarta-feira emocionou os participantes num colóquio, em Lisboa.

Afonso de Albuquerque, médico miliciano em Moçambique (1961-64), psiquiatra, pioneiro da primeira consulta de tratamento do stress pós-traumático de guerra, foi um dos convidados do encontro da Associação de Apoio aos ex-Combatentes Vítimas do Stress de Guerra (Apoiar) para falar da sua experiência e emocionou-se quando lembrou os soldados que morreram “inutilmente” na Guerra Colonial, entre 1961 e 1975.

Na sala da Fundação Calouste Gulbenkian, uma plateia de cerca de 50 pessoas, entre técnicos, associados da Apoiar e antigos combatentes em Angola ou na Guiné-Bissau, ouviram-se lágrimas e palmas às palavras do psiquiatra que era contra a guerra e por isso foi preso num quartel de Moçambique, em 1961, por uma denúncia de um agente da PIDE, a polícia política da ditadura.

Não existem número exactos, embora estimativas do especialista apontassem, em 2003, para 140 mil o número de pessoas a sofrer do trauma que, como disse, “não tem cura”. Podem mitigar-se os seus efeitos, mas é “uma espécie de bomba ao retardador no cérebro da pessoa” e pode “explodir” meses ou até anos depois, explicou.

Na Apoiar e em mais quatro associações, há cerca de 500 pessoas que têm apoio médico especializado, das quais 350 ex-militares e 150 familiares, mulheres ou filhos, que também sofrem os efeitos do stress pós-traumático de guerra.

Afonso de Albuquerque não falou só da doença e da experiência de tratamento. Relembrou que muitos dos soldados da sua companhia que foram para o Norte de Moçambique “nunca tinham visto um negro na vida”. Estavam sujeitos à propaganda do regime para se “matar” o inimigo, nem que fossem crianças, para “não virem a ser terroristas”, terminologia do regime para os guerrilheiros pró-independência em África.

Ele, que tinha a esperança de que o contacto com a realidade, no dia-a-dia, motivasse os jovens soldados portugueses a serem “contra a guerra”, o que viu foi uma lógica de sobrevivência, traduzida na ideia de “matar para não ser morto”. Quando voltaram a Portugal, lembrou, estes soldados que foram enviados, pelo regime de Salazar, “para a guerra como heróis”, regressaram, já depois do 25 de Abril, quase “como assassinos”.

E durante mais de 20 anos, até à primeira consulta do stress pós-traumático, apenas os deficientes físicos tiveram tratamento e apoio da parte do Estado, enquanto o tratamento desses traumas ficou adiado. Mais do que medicamentos, os efeitos podem ser reduzidos ou controlados através do apoio psicológico, explicou o psiquiatra.

Sugerir correcção
Comentar