Lufthansa cancela 1300 voos devido a greve

A greve irá começar já hoje pelas 23h (hora de Lisboa). No total, irá afectar cerca de 180.000 passageiros.

Foto
Reuters/RALPH ORLOWSKI

A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou esta quarta-feira o cancelamento de 1300 voos nos próximos dois dias, depois de não ter conseguido que o tribunal travasse uma greve convocada pelo sindicato alemão do pessoal de cabina UFO, avança a Lusa.

O início da greve está previsto para as 23h de hoje (hora de Lisboa, mais uma hora na Alemanha) e vai durar até às 23h de sexta-feira, abrangendo “todos os voos” com partida de aeroportos alemães, sejam domésticos, sejam internacionais, segundo o sindicato UFO. Ou seja, um total de 48 horas de greve. Dos 3000 voos previstos para quinta-feira serão efectuados cerca de 2300. Na sexta-feira, devem concretizar-se 2400 dos 3000 voos previstos. No total, a greve irá afectar cerca de 180.000 passageiros, precisou a companhia em comunicado.

Na sua comunicação, o sindicato referiu que decidiu recorrer à greve devido “à recusa persistente da Lufthansa em negociar” as suas reivindicações, incluindo um aumento das remunerações.

A companhia tem contestado a legitimidade deste sindicato para representar os trabalhadores, mas a sua tentativa de impedir a greve foi rejeitada pelo Tribunal do Trabalho de Frankfurt, tendo a companhia recorrido da decisão. Um porta-voz do grupo disse à agência AFP que o resultado do recurso deve ser conhecido ao fim do dia desta quarta-feira.

A Lufthansa afirmou que outras companhias do grupo (Eurowings, Germanwings, Sunexpress, Lufthansa Cityline, Swiss, Edelweiss, Austrian Airlines, Air Dolomiti e Brussels Airlines) não serão afectadas pela greve. Está a ser analisada a possibilidade de estas companhias poderem utilizar aparelhos maiores para serem oferecidas outras opções aos passageiros prejudicados pela greve.

Sugerir correcção
Comentar