Sá Pinto espera jogo de tripla com o Besiktas

Treinador do Sp. Braga procura sétima vitória na Europa, com 16 avos-de-final no horizonte.

Foto
LUSA/HUGO DELGADO

O treinador do Sp. Braga, Ricardo Sá Pinto, defendeu esta quarta-feira que a recepção ao Besiktas, amanhã, para a quarta jornada do Grupo K da Liga Europa, “é um jogo de tripla”. Com seis vitórias e um empate na Liga Europa, contando com as fases de qualificação, o Sp. Braga lidera o grupo e, em caso de triunfo, fica muito perto de assegurar a passagem aos 16 avos-de-final.

“Temos uma grande oportunidade de passar à fase seguinte e não a queremos perder. Não é uma obrigação, mas é um desejo, porque somos ganhadores, somos o Braga e em todos os jogos queremos conquistar a vitória”, disse Sá Pinto, em conferência de imprensa.

A equipa “arsenalista” não vive um bom momento, depois de uma derrota e um empate na I Liga (2-0 com o Boavista e 2-2, em casa, com o Famalicão), o que motivou alguma contestação dos adeptos no final do último jogo.

“Uma equipa tem que ter uma identidade de jogo, nós temos claramente e não abdicamos dela. Temos sido superiores aos adversários e criado muitas oportunidades de golo. São factores para que não fuja deste caminho, mais tarde ou mais cedo seremos cada vez melhores e mais fortes. Temos tido muita infelicidade, mas também temos coisas a corrigir e estou cá para isso. Divirto-me a ver a minha equipa e eles divertem-se a jogar”, disse.

Ricardo Sá Pinto disse esperar um Besiktas “forte”, depois de duas vitórias seguidas no campeonato, razão pela qual considerou que o confronto com os turcos “é um jogo de tripla”.

“O factor casa não é fundamental. O Besiktas começou como cabeça de série, no ranking está melhor que todos, e veja-se onde está. Amanhã é outro jogo, tudo pode acontecer. O Besiktas quer mudar a sua imagem porque, matematicamente, ainda pode qualificar-se e vai acreditar que é possível, vem no seu melhor”, advertiu.

O treinador disse ainda que a Liga Europa não torna o Sp. Braga mais competitivo. “Somos muito competitivos. Tem faltado eficácia, bem como um ou outro momento de desconcentração. Não existe uma diferença de mentalidade e de abordagem. Mas na Liga, tirando alguns jogos, temos assumido a despesa do jogo e isso expõe-nos mais. Na Liga Europa não temos essa obrigação. Em termos estratégicos também jogamos em função disso e permite-nos ter outra abordagem. Uma coisa é provocar o erro e outra é esperar pelo erro”, disse.

Questionado sobre se o jogo com os turcos pode ser decisivo para a continuidade no cargo, respondeu não ter “essa informação”.
No final do empate com o Famalicão, o presidente António Salvador frisou que a equipa tem que, “forçosamente”, subir na tabela classificativa e que representar o Sp. Braga “significa sentido de responsabilidade”.

“Todos conhecemos a personalidade do presidente. Ele gosta, tal como eu, de ganhar sempre e tudo fazemos para isso. Mas, infelizmente, não podemos ganhar sempre. Estou 100% de acordo com ele. Temos que estar noutra posição, que assumir essa responsabilidade e eu assumo-a. Mas também sei que, mais tarde ou mais cedo, vamos lá chegar”, comentou Sá Pinto.

Sugerir correcção
Comentar