PROPOSTA DE ATIVIDADES

A apreciação crítica nos media

“Billie Eilish chegou, viu e electrizou” — Um texto sobre o concerto de Billie Eilish, no Altice Arena, em Lisboa, que nos leva à descoberta da função e das caraterísticas de uma apreciação crítica.

cidadania-desenvolvimento,sugestoes-atividades,aprender-publico,publico-escola,portugues,
Foto
Ricardo Lopes
Imprimir

Estamos perante um texto crítico em que Vítor Belanciano nos dá a sua visão do concerto, analisando-o segundo a sua perspetiva, a sua valoração, os seus gostos e escolhas. Fá-lo utilizando uma linguagem subjetiva, enriquecida por recursos estilísticos que enfatizam a sua intenção.

A apreciação crítica é um tipo de texto complexo que envolve a mobilização de várias competências e o recurso a estratégias diversificadas. Com estas atividades, pretende-se que o aluno identifique quando está perante uma apreciação crítica, compreenda o que está implícito na sua construção, reconheça os seus objetivos e caraterísticas; entenda que um mesmo objeto pode suscitar várias opiniões, diferentes olhares, que, desde que fundamentados em argumentos coerentes, nos enriquecem e nos tornam mais tolerantes.

Destinatários: Alunos do ensino secundário.

Disciplina: Português/Cidadania e Desenvolvimento.

Pré-requisitos: Mobilizar estratégias para as três fases da construção de um texto: planificação, textualização e revisão.

Material: Texto de Vítor Belanciano; material de apoio; material facilitador da planificação, textualização e revisão deste tipo de texto.

Duração das atividades: Deixamos ao critério do professor a gestão do tempo, de acordo com os recursos de que dispõe e as caraterísticas de cada turma.

Objetivos:

  • Apreciar criticamente, manifestando uma opinião favorável ou desfavorável;
  • Ler e interpretar textos de diferentes géneros e graus de complexidade;
  • Escrever textos de diferentes géneros e finalidades;
  • Entender como os textos mediáticos se alicerçam em conceções do mundo particulares e comunicam valores;
  • Reconhecer e analisar a estrutura, finalidade e conteúdos de distintos géneros jornalísticos.

Antes da leitura do texto

  • Diálogo com os alunos sobre os seus músicos preferidos;
  • Identificação dos aspetos que mais valorizam nas suas performances, em especial em concertos;
  • Manifestação das suas opiniões acerca de Billie Eilish, os seus vídeos e concertos;

Leitura

- Referência ao que o texto acrescenta/reforça ou oculta em relação a opiniões anteriores à leitura do texto;

- Identificação da função do texto;

- Identificação do tipo de acontecimentos que são objeto de textos com estas caraterísticas.

  • Análise de conteúdo orientada para a descoberta das caraterísticas relativas à estrutura e à linguagem do texto em análise, com preenchimento do material de apoio:

Estrutura: delimitação das três partes fundamentais (Introdução — um primeiro parágrafo em que o autor sintetiza o que mais o marcou neste concerto, apresentando uma visão global, uma panorâmica; Desenvolvimento — no decurso do qual o autor descreve o ambiente, as reações do público, as músicas que se ouviram e as que mais marcaram, as mensagens que se quiseram passar, a roupa da cantora, os músicos que a acompanharam, as questões técnicas do concerto — luz, som, coreografias, cenários —, as emoções que se viveram e experienciaram, a comparação com outros concertos no mesmo espaço; Conclusão  uma última nota que sintetiza a opinião do autor).

Linguagem: a escolha de um título que causa impacto, suscita a curiosidade de ler; o uso da primeira pessoa, o assumir de opiniões, juízos de valor; o uso de recursos estilísticos como hipérbole, metáfora, comparação, adjetivação, personificação e enumeração, ao serviço de um discurso valorativo.

Depois da leitura

  • Apresentação do desafio: Vocês são jornalistas e vão escrever uma apreciação crítica a um filme, espetáculo, videojogo à vossa escolha, respeitando as caraterísticas analisadas. Como orientação, devem seguir o o esquema do material de apoio. Apresentação dos trabalhos ao grupo/turma;
  • Publicação num canal de media da escola.

Avaliação

  • Participação no diálogo com opiniões fundamentadas;
  • Construção do texto revelando compreensão desta tipologia textual, sua finalidade, função e caraterísticas.

Mais recursos

Jocker: tudo menos uma piada, texto de Catarina Teles de Menezes, publicado no P3, PÚBLICO, em 9 de outubro de 2019.

Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário: Escrita. Autores: Helena C. Buescu, Luís C. Maia, Maria Graciete Silva, Maria Regina Rocha. URL: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Formacao/es_escrita.pdf

Nota: O jornal PÚBLICO não é escrito segundo o Acordo Ortográfico de 1990.