Um capítulo “trapalhão” numa União Europeia “complicada”

Quatro eurodeputados britânicos ajudam-nos a compreender melhor o complexo processo de separação do Reino Unido. O retrato é não só o de um país espartilhado, mas também o de uma União Europeia a braços com um crescente movimento populista. Como pano de fundo, há dramas sociais reais e respostas cada vez mais difíceis de traduzir no preto e branco das resoluções comunitárias.

Foto
Dinendra Haria/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

“O ano é 2192. O primeiro-ministro britânico visita Bruxelas para pedir uma extensão do ‘Brexit’. Ninguém se lembra como é que esta tradição começou, mas todos os anos ela atrai muitos turistas de todo o mundo”. A piada correu o Twitter no final de Outubro, naquele sábado em que o Parlamento britânico se reuniu excepcionalmente para mais uma “votação determinante” para a concretização do “Brexit”, e resume de forma anedótica, mas não totalmente irrealista, um processo que se arrasta há três anos, desde Junho de 2016, quando os britânicos votaram para sair da União Europeia (UE).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários