Estado dos elevadores leva Governo a tirar inspecções às autarquias

Munícipes vão passar a ter liberdade de contratar no mercado as necessárias inspecções periódicas aos elevadores. Câmaras cobravam cada vez mais caro aos condomínios e pagavam cada vez menos às empresas. Direcção-geral de Energia e Geologia não tem dados sobre reprovações.

Foto
Pedro Cunha

O Governo está a preparar-se para voltar a retirar às Câmaras a competência para o licenciamento e a fiscalização das instalações de elevadores que lhes foi atribuída em 2002. Depois da chamada de atenção feita há seis anos pelo Provedor de Justiça para a necessidade de alterar a legislação que permite às autarquias criar “taxas sem critério aparente que não apenas a arrecadação de receitas”, ainda nada mudou e a alteração da lei continua “em curso”, como confirmou o PÚBLICO junto do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, que tem a tutela da Direcção-geral de Energia e Geologia (DGEG).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 29 comentários