Depressão Amelie passa por Portugal e traz chuva e vento forte

Depressão que se se dirige para o Golfo da Biscaia, onde deverá centrar-se por volta das 23h deste sábado, vai causar intensificação do vento e da precipitação a norte de Portugal.

Porto
Foto
Paulo Pimenta

A depressão Amelie vai passar este sábado ao largo da Biscaia, em Espanha, influenciando o tempo em Portugal com ondulação forte na costa a Norte do Cabo Raso e intensificação do vento e da precipitação, informou o IPMA — ainda que os efeitos esperados não sejam suficientes para se emitir qualquer aviso amarelo. “Em Portugal continental, a referida depressão não deverá ter impacto significativo no estado do tempo, prevendo-se ocorrência de precipitação e intensificação do vento a partir do final do dia de hoje no litoral Norte e Centro e nas terras altas, devido à aproximação e passagem de um sistema frontal associado à depressão”, explicou à Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva não deve atingir valores correspondentes ao aviso Amarelo, o mais baixo a representar algum risco numa escala de quatro. A rajada máxima de vento prevista para as terras altas do Norte e do Centro irá ter intensidade de até 90 quilómetros por hora, no limiar mais baixo do aviso amarelo, pelo que poderá ser emitido este aviso para as respectivas regiões.

Por outro lado, as zonas marítimas de responsabilidade nacional “serão afectadas com agitação marítima forte e consequente emissão de aviso Amarelo a norte do Cabo Raso” para domingo. Está emitido o aviso amarelo para agitação marítima nas zonas costeiras dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo.

PÚBLICO -
Aumentar

Para domingo, o IPMA prevê para o Continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, em especial a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e agitação marítima forte a norte do Cabo da Roca.

O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira a norte do Cabo da Roca até ao início da manhã, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas com rajadas até 90 km/h, em especial no Norte e Centro. As temperaturas devem variar no domingo entre os 20ºC e os 17ºC em Lisboa, entre os 18ºC e os 14ºC no Porto, entre os 22ºC e os 16ºC em Faro.

A depressão Amelie, assim denominada pela agência de meteorologia espanhola Aemet, está centrada a sul da Islândia desde as 21h (a mesma hora de Lisboa) de sexta-feira e desloca-se para leste-sudeste, em direcção ao Golfo da Biscaia, onde deverá centrar-se por volta das 23h00 deste sábado.

A Agência Estatal de Meteorologia espanhola (Aemet) também já emitiu diversos avisos amarelos e laranjas para as próximas horas, principalmente para a região da Galiza e para as zonas que são banhadas pelo Mar Cantábrico (tanto do lado espanhol como do lado francês). Para o país vizinho está previsto um cenário semelhante ao português, que se deverá manter até do final do dia de domingo: ventos fortes, agitação marítima e chuva principalmente nas zonas costeiras do Norte de Espanha.