O Porto terá sempre o Palácio de Cristal

Mais de século e meio de vida, muitas coisas para contar. O palácio que há muito deixou de o ser é agora “arena”: debaixo da já icónica cúpula verde, reabriu renovado e modernizado para espectáculos, congressos, feiras. É apenas o mais recente capítulo de uma história que revisitamos, desde a revolução industrial até à “revolução turística” – sempre bem no centro dos Jardins do Palácio.

Foto
Paulo Pimenta

Ainda há obras em torno do então ainda Pavilhão Rosa Mota uma semana antes da sua reabertura, mas no jardim fronteiro é outra a azáfama. Ao início da tarde, alguns dos seus bancos estão ocupados (um casal de turistas debruça-se sobre um mapa, vários casais conversam, alguns solitários olham), chegam muitos grupos e mais chegarão, entra um, passa outra, num vaivém constante. Uma turista aproxima-se e tira uma foto à estátua do Verão, mesmo ao nosso lado (as quatro estações estão aqui representadas). Os faisões parecem-nos mais numerosos e ousam novos territórios nos Jardins do Palácio de Cristal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários