Gruta da Tailândia onde ficaram retidos 12 rapazes reabre como atracção turística

A gruta permaneceu encerrada durante meses após o resgate, à espera que o nível da água que a inundava baixasse. Filme sobre salvamento estreia-se no final de Novembro.

Foto
Imagem da operação de resgate LUSA/PONGMANAT TASIRI

A gruta de Tham Luang, no norte da Tailândia, onde 12 rapazes e o seu treinador de futebol ficaram retidos mais de duas semanas no ano passado, reabriu esta sexta-feira oficialmente como ponto de atracção turística.

O recinto foi “adequadamente preparado para o turismo”, indicou Chongklai Voraphongston, subdirector geral do departamento de parques naturais da Tailândia, em comunicado. A partir deste sábado, grupos de 25 ou de 30 pessoas podem aceder ao interior da caverna principal, com um máximo de duas mil pessoas por dia. 

Estamos “preparados para desenvolver completamente a zona, para que os tailandeses sintam orgulho”, acrescentou Chongklai, durante a inauguração, depois de quatro dias de funcionamento em modo experimental.

A gruta permaneceu encerrada durante meses após o resgate, à espera que o nível da água que a inundava baixasse. Quando isso aconteceu, vários elementos do Exército e outras autoridades regressaram à gruta para recuperar equipamentos abandonados utilizados na operação de resgate. Até hoje, quem se quisesse visitar o local tinha uma vedação a cerca de 30 metros da entrada a proibir-lhe o acesso.

Os 12 rapazes, que então tinham entre 11 e 16 anos, e o seu tutor, de 26 anos, entraram na gruta, na província de Chiang Rai, no dia 23 de Junho de 2018, depois de um treino de futebol, e foram localizados nove dias mais tarde a quatro quilómetros da entrada.

Todos foram resgatados através de galerias parcialmente inundadas da gruta, após uma complicada operação de salvamento internacional, que terminou a 10 de Julho.

A história das crianças deu origem a um filme, que se estreará no final de Novembro, vários livros e um museu, em frente à gruta, com objectos reais do salvamento.

Sugerir correcção
Comentar