Uma comédia de Noël Coward com vista para o fim do amor vai andar pelo país

Jorge Silva Melo estreia esta quinta-feira, em Vila Real, a sua investida em Vidas Íntimas, de Noël Coward, uma peça em que a felicidade está condenada. Em digressão até Março. “Para mim, o teatro podia ser isto, uma conversa ‘até que a morte nos separe’”, diz o encenador.

,Teatro
Fotogaleria
Amanda Prynne (Rita Durão) e Elyot Chase (Rúben Gomes) no apartamento parisiense de Vidas Íntimas Jorge Gonçalves/Artistas Unidos
Fotogaleria
Rúben Gomes com Vânia Rodrigues Jorge Gonçalves/Artistas Unidos
Fotogaleria
Tiago Matias e Rita Durão Jorge Gonçalves/Artistas Unidos

Noël Coward parece andar esquecido no continente Europeu. Mas não no Reino Unido, nota Jorge Silva Melo, onde as suas peças continuam a encher teatros do West End londrino. Trata-se de “uma espécie de Europexit”, graceja o encenador, agora que se prepara para iniciar uma longa digressão nacional — coisa rara no presente teatro português — na apresentação de Vidas Íntimas, texto parido pelo autor inglês em 1929, durante um escasso período de quatro dias. “Abaixo da Mancha acha-se que estas personagens de humor gelado são apenas para serem feitas pela BBC... E ficamos intimidados pelos smokings e vestidos de noite”, acredita Silva Melo. “Mas a redescoberta deste teatro destronado pelos angry young men dos finais dos [anos] 50 está a causar grande surpresa.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar