Há uma marca portuguesa de banho para mulheres mastectomizadas

São apresentadas como “bonitas, simples e modernas”. As peças foram pensadas para cobrir cicatrizes cirúrgicas e aumentar os níveis de conforto, sem descurar a estética e a sensualidade.

Fotogaleria
A linha prima pela “contemporaneidade, jovialidade e modernidade" DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Acaba de nascer uma marca de swimwear pensada exclusivamente para mulheres mastectomizadas, ou seja, que tiveram de remover cirurgicamente uma mama. A Mihi (palavra em latim que significa Eu) foi lançada hoje, dia 31 de Outubro, no fim de um mês tradicionalmente usado para lembrar o flagelo (há quatro portugueses que morrem por dia, vítimas de cancro da mama), mas também para se reflectir sobre a importância do rastreio e do diagnóstico precoce, numa doença em que a taxa de cura atinge os 98% aos cinco anos, quando detectada em fase inicial.

As peças, apresentadas agora, que podem ser encomendadas online, primam por rasgar com o conceito de que para se usar uma prótese tem de se colocar uma roupa, tecnicamente perfeita, mas esteticamente aborrecida. Assim, a concepção desta linha pretendeu sublinhar conceitos como “contemporaneidade, jovialidade e modernidade", explica a criadora, Rute Vieira, designer de profissão que, após ter sido submetida a uma mastectomia na sequência de um cancro da mama, se viu a braços com a difícil tarefa de renovar o seu stock de roupa interior que pudesse incluir a prótese que “não é um capricho” — o corpo estranho que passa a ser incluído tem como objectivo equilibrar o peso simétrico, algo que se reflecte a nível de pose e, consequentemente, na coluna.

A ideia da colecção, explica Rute Vieira ao PÚBLICO, surgiu quando teve autorização do médico para voltar a fazer praia. “Houve um enorme desencontro entre as expectativas e o que encontrava.” Foi descobrindo marcas, sobretudo alemãs, exímias a níveis técnicos, mas com formas e padrões que não se adequavam ao seu gosto: "No Sul da Europa temos outros gostos", explica. E, mesmo em termos de conforto, sentia sempre que ou a prótese estava a descair ou que a cicatriz estaria à vista. Por isso, começou “por desconstruir as peças para pensar num novo produto que não falhasse na funcionalidade”.

As peças propostas pela Mihi são de um tecido criado a partir de fio reciclado de materiais de poliéster — o malha ECONYL®, feita a partir de redes de pesca descartadas e abandonadas nos oceanos — que permite garantir a resistência. E a sua confecção é feita em Portugal, “o que permite um maior controlo sobre a qualidade”.

Quando, por fim, decidiu avançar com o negócio, sentiu a necessidade de chamar mais mulheres mastectomizadas para darem o seu contributo. Foi o início da parceria com Ana Paula Lopes, com a qual criou “uma grande empatia” e que é arquitecta de formação. A partir daí, as cores desdobraram-se, os modelos multiplicaram-se.

A colecção apresenta três tamanhos, S, M e L, que correspondem às próteses números 2/3, 4/5 e 6/7, e é composta por fatos de banho e biquínis que, além de confortáveis, favorecem a silhueta de uma mulher após uma mastectomia. “Queremos ser mais do que uma marca de roupa. Desejamos contribuir de forma positiva para o equilíbrio, serenidade e elevação da auto-estima de cada mulher”, afirma Rute Vieira, citada em comunicado.

Para já, as compras podem ser efectuadas online, estando disponíveis para entrega imediata 75% dos artigos; os restantes, que podem ser encomendados, ficarão disponíveis em Fevereiro. Os preços para os fatos de banho oscilam entre os 69,90€ e os 95,90€; top bikinis e top tankinis custam entre 49,90€ e 65,90€ e as partes de baixo podem ser compradas a partir de 35,90€ até 42,90€.