DIAP do Porto tem em curso inquérito sobre ala pediátrica do hospital São João

Segundo comunicado do hospital, o processo estará relacionado com as doações para o projecto do ‘Joãozinho’.

Foto
Paulo Pimenta

O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto tem em curso um inquérito relacionado com a ala pediátrica do hospital de São João, estando o mesmo em segredo de justiça, adiantou esta segunda-feira à Lusa a Procuradoria-Geral da República (PGR). O DIAP não dá mais detalhes, mas, segundo comunicado do hospital, o processo estará relacionado com as doações para a associação Joãozinho, criada com o objectivo de obter financiamento para a construção daquela ala pediátrica.

“[O processo] Encontra-se em investigação no DIAP do Porto, não tem arguidos constituídos e está em segredo de justiça”, indicou a PGR em resposta escrita à Lusa. Questionado pela Lusa, o centro hospitalar disse não comentar processos em segredo de justiça.

Já durante a tarde, o Centro Hospitalar e Universitário São João (CHUSJ) emitiu um comunicado. Neste explica que o processo referido nas notícias “é referente, de acordo com o conhecimento existente, às doações para o projecto do Joãozinho e à sua utilização, ou seja, relativamente a factos ocorridos antes de 2017”.

“Neste âmbito, o CHUSJ tem remetido de forma pró-activa toda a informação às autoridades e está a colaborar de forma transparente e empenhada”, lê-se na mesma nota.

A ala pediátrica, que ficará integrada no edifício principal, terá cinco pisos e mais dois subterrâneos e capacidade para 98 camas. A empreitada arrancou a 1 de Outubro com a instalação do estaleiro e deverá estar concluída em 18 meses.

O novo espaço acolherá várias especialidades, incluindo a pediatria, neonatologia, medicina intensiva pediátrica, oncologia pediátrica, cardiologia pediátrica, cirurgia pediátrica e a primeira unidade de queimados pediátricos do Norte.

Em 30 de Agosto, a ministra da Saúde, Marta Temido, congratulava-se no Porto com o cumprimento do calendário estabelecido em Outubro de 2018 para a construção da ala pediátrica, empreitada orçada em cerca de 25 milhões de euros que deverá ficar concluída em 2021.

A governante falava na assinatura do contrato para a construção da obra, entre o CHUSJ e a Casais — Engenharia e construção, seleccionada de um conjunto de 14 empresas convidadas.

Dada a urgência da construção da ala pediátrica, a Lei do Orçamento do Estado para 2019 autoriza o CHUSJ a recorrer ao procedimento de ajuste directo na contratação da empreitada.

Há dez anos que o hospital tem um projecto para construir uma ala pediátrica, mas desde então o serviço era prestado em contentores.

No início de Julho, o CHUSJ anunciou o fim do internamento de crianças em 36 contentores e referiu que estas estruturas, provisórias há cerca de dez anos, seriam desmontadas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários