As “mãos invisíveis” destas mulheres ajudaram a construir uma cidade

Marília e Marta imprimiram num livro histórias de mulheres que trabalharam nos campos de Portalegre, nas fábricas dos Lanifícios, nas cortiças da Robinson e na Manufactura de Tapeçarias. Mulheres, Trabalho e Alentejo. Caderno de histórias de vida é sobre memórias de um Portugal esquecido, onde campanhas não passam, mas que já deu muito mundo ao país.

Foto

Quando Maria do Rosário e Celeste Ramalho põem as mãos sobre mesa do café, é impossível tirar os olhos dos dedos entortados por uma vida a cruzar as linhas nas teias de onde saíam as grandes tapeçarias de Portalegre. “O senhor Camarinha sentava-se à nossa frente e dizia que parecia que estávamos a tocar harpa”, diz Celeste, 83 anos, uma das primeiras trabalhadoras da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre. “Deformaram as mãos à gente. Foi o que ganhamos. Mais a vista…”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar