Sábado com nuvens, domingo com chuva — o tempo para o fim-de-semana

A partir da tarde de domingo, a chuva chega a todo o país, mas haverá pouca mudança de temperatura. No Norte, a chuva ficará toda a semana.

Foto
Sábado será dia de nuvens Adriano Miranda

O fim-de-semana começa nublado e acaba chuvoso: sexta-feira e sábado haverá céu pouco nublado ou limpo por todo o país, mas na tarde de domingo chega a chuva — que permanecerá toda a semana na região Norte. Até domingo, haverá também uma ligeira subida das temperaturas, avança ainda o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no seu site.

Na sexta-feira, as temperaturas máximas oscilam entre os 26 graus Celsius em Évora e os 15 graus Celsius na Guarda. Em Lisboa e no Porto, as máximas são de 22ºC, assim como em Castelo Branco e Braga. Em Faro registar-se-á 21ºC de máxima. As temperaturas não oscilarão muito até segunda-feira e o vento será fraco por todo o país.

No sábado, haverá céu nublado por todo o país, à excepção de Faro, onde o sol ainda brilhará. Em Évora, Santarém e Beja, haverá máximas de 26ºC. Em Lisboa, a máxima é de 23ºC e no Porto é de 21ºC.

No domingo, a nebulosidade vai aumentando ao longo do dia e, a partir da tarde, a chuva chegará a todo o território — começa no litoral da região Sul e estende-se gradualmente às regiões Centro e Sul. Na região Norte e Centro, continuará a haver chuva e aguaceiros até ao final da próxima semana.

PÚBLICO -
Aumentar

Em Lisboa, haverá chuva e aguaceiros na segunda-feira, mas não a partir de terça (ainda que para o próximo fim-de-semana, prolongado, haja já previsões de chuva ou aguaceiros fracos). No Porto, Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Vila Real, Viseu e Viana do Castelo haverá mesmo chuva durante toda a semana.

Açores: chuva forte faz soar aviso laranja

Nos Açores, as ilhas de Santa Maria e São Miguel (grupo oriental do arquipélago), estão esta sexta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o IPMA. No arquipélago da Madeira, haverá chuva já a partir de sábado.

De acordo com o IPMA, as duas ilhas do grupo oriental dos Açores estarão sob aviso laranja entre as 5h e as 14h desta sexta-feira devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros e possibilidade de trovoadas. O IPMA emitiu ainda para o grupo oriental um aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 80 quilómetros por hora entre as 3h e as 12h de sexta.

As ilhas das Flores e do Corvo, no grupo ocidental, também estão sob aviso amarelo entre as 6h de sexta-feira e as 6h de sábado devido à agitação marítima.

Segundo o IPMA aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é o terceiro de uma escala de quatro e revela situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no grupo ocidental períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, possibilidade de trovoadas e vento nordeste bonançoso, tornando-se forte com rajadas até 80 quilómetros por hora.

Para o grupo central (Graciosa, Terceira, Faial, Pico e São Jorge) prevê-se céu muito nublado com abertas para a tarde, períodos de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros, e possibilidade de trovoadas. Está também previsto vento sul fresco a muito fresco com rajadas até 75 quilómetros por hora, tornando-se fraco a bonançoso e rodando gradualmente para noroeste.

Para o grupo oriental, a previsão aponta para céu muito nublado com abertas para o fim da tarde, períodos de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros, possibilidade de trovoadas e vento sul muito fresco a forte com rajadas até 80 quilómetros, rodando para sudoeste e tornando-se bonançoso a moderado.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão oscilar entre os 16 e os 21 graus Celsius, na Horta e em Angra do Heroísmo entre os 17 e os 22 e em ponta Delgada entre os 19 e os 23 graus. com Lusa

Sugerir correcção
Comentar