Ana Catarina Mendes eleita líder parlamentar com 91% dos votos

É a primeira vez que a bancada do PS é liderada por uma mulher. Os vice sobem de dez para doze, dos quais sete são estreias na direcção do grupo parlamentar.

Foto
Ana Catarina Mendes foi eleita líder parlamentar do PS LUSA/MIGUEL A. LOPES

A nova líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendonça Mendes, foi eleita esta sexta-feira com 98 votos a favor, ou seja, 91% do universo de 108 deputados socialistas. Registaram-se oito votos contra, um nulo e um voto em branco.

Ana Catarina Mendes é a primeira mulher a liderar a bancada do PS e substitui Carlos César, presidente do PS e conselheiro de Estado.

A nova direcção da bancada socialista, que sobe de dez para doze membros, é composta pelos deputados Carlos Pereira, ex-presidente do PS Madeira, Constança Urbano de Sousa, ex-ministra da Administração Interna, Hugo Pires, deputado por Braga e secretário nacional para a organização do partido, Hortense Martins, cabeça de lista em Castelo Branco.

Integram também a direcção da bancada José Luís Carneiro, deputado pelo Porto e futuro secretário-geral adjunto, João Paulo Correia, deputado pelo Porto e coordenador para a área financeira na anterior legislatura, Lara Martinho, eleita pelos Açores, Luís Testa, deputado por Portalegre e presidente da federação do PS neste distrito.

Também Maria Begonha, deputada por Braga e líder da JS, Marina Gonçalves, deputada por Viana do Castelo e ex-chefe de gabinete do ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, Pedro Delgado Alves, deputado por Lisboa e presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, e Porfírio Silva, deputado por Aveiro e membro do secretariado nacional, foram eleitos como vices de Ana Catarina Mendes.

Além de Ana Catarina Mendes, transitam da anterior direcção da bancada: Carlos Pereira, João Paulo Correia, Lara Martinho e Pedro Delgado Alves.

Sugerir correcção
Comentar