Agricultores suspendem apanha nocturna da azeitona. Milhares de aves morrem, denunciam Quercus e PAN

As associações pedem que haja uma suspensão temporária e preventiva da colheita nocturna mecanizada “sempre que surja risco de impacto negativo na avifauna” e até haver estudos.

Foto
Apanha mecanizada da azeitona Adriano Miranda/ARQUIVO

As confederações agrícolas CAP, Confragi, Casa do Azeite e Olivum concordaram suspender de forma “voluntária e temporária” a colheita nocturna mecanizada da azeitona, “sempre que surja risco de impacto negativo na avifauna”, anunciaram nesta quinta-feira em comunicado enviado ao PÚBLICO. A decisão surge depois das críticas da Quercus e do PAN, que denunciam que este processo em olivais superintensivos resultava, anualmente, na morte de “70 mil a 100 mil” aves protegidas.

Apesar da decisão, as confederações “reconhecem a necessidade de elaborar estudos científicos que permitam conhecer, com rigor, em que condições é que a colheita nocturna mecanizada pode ter um impacto sobre a avifauna dos olivais”. Com esse “conhecimento obtido”, poderão ser adoptadas medidas “eficientes e sustentáveis” de evitar a perturbação dos ecossistemas das aves.

As associações pedem que haja uma suspensão temporária e preventiva da colheita nocturna mecanizada “sempre que surja risco de impacto negativo na avifauna” enquanto os estudos não estiverem concluídos e “não houver um conhecimento seguro e fundamentado acerta dos impactos”.

Os impactos da apanha da azeitona foram notícia na manhã desta quinta-feira depois de a Quercus ter exigido ao Governo que “suspendesse de imediato” a actividade nocturna.

Segundo a Quercus, em apenas duas acções de fiscalização realizadas à noite no Alentejo, foram detectadas “375 aves mortas”, fruto da apanha nocturna de azeitona, nomeadamente “140 aves” numa das acções de fiscalização (em Dezembro) e “235 aves” (em Fevereiro). “Algumas das espécies de aves atingidas por esta mortalidade foram o tordo-comum, a milheirinha, o lugre, o pintassilgo-comum, o verdilhão, o tentilhão-comum e a toutinegra”, acrescentam.

Segundo a associação, cada “época de colheita de azeitona representa a morte de um número mínimo de 70 mil aves, mas que poderá atingir um máximo de 100 mil aves”.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários