Como ter menos “lixo” no roupeiro? Katty Xiomara apela à sustentabilidade ambiental

A criação de peças multifuncionais e a reformulação de roupas antigas foram as fórmulas que a designer introduziu na colecção apresentada no Portugal Fashion, na quarta-feira à noite, no Porto.

Fotogaleria
Katty Xiomara apresentou na Tipografia do Conto (Porto) a coleção “After now”,Katty Xiomara apresentou na Tipografia do Conto (Porto) a coleção “After now” Anna Costa
Fotogaleria
Xiomara apresentou uma coleção mais sustentável com peças reutilizadas, recicladas e multifuncionais Anna Costa
Fotogaleria
A ideia da nova coleção foi “dar vida a essas peças”, com “mais cuidado na escolha de materiais, diz a designer Anna Costa
Fotogaleria
Anna Costa
Fotogaleria
Anna Costa
Fotogaleria
Anna Costa
Fotogaleria
Anna Costa
Fotogaleria
Anna Costa
Fotogaleria
Anna Costa
Fotogaleria
Anna Costa
Fotogaleria
Anna Costa

Foi com um três em um, assente numa performance para apresentar a colecção “After now”, um documentário e o lançamento do livro Reflexo – Guia do bem inVestir, que Katty Xiomara alertou na noite de quarta-feira, no Portugal Fashion, no Porto, para uma maior consciencialização ambiental, de modo a evitar o acumular de “lixo” no guarda-vestidos. “Não é preciso comprar muita roupa para vestirmos melhor”, exortou, apelando para que se pense “melhor antes de comprar por impulso, ou seja, não há necessidade de consumir desenfreadamente”.

Para combater o excesso, Katty Xiomara fez um estudo de ecodesign, apontando para as calças que trazia vestidas para dar o exemplo do reaproveitamento de peças que tinha. E que foi precisamente o que fez neste desfile ao apresentar uma colecção com peças antigas que foram reutilizadas e recicladas e são agora multifuncionais, que se transformam em novas peças com a ajuda de um simples botão ou de um cinto.

Em nome da sustentabilidade e ecodesign, Katty Xiomara apresentou, assim, numa antiga oficina de tipografia, transformada no hotel Tipografia do Conto, 42 coordenados, bem menos do que já habituara o público nos desfiles. “A ideia desta colecção é fazer menos peças, mas que sejam muito mais multifuncionais e se possam vestir de diferentes formas, sem necessidade de grandes artimanhas”, elucida a designer de moda. 

Ao som de músicas de Nick Cave, a designer de moda quis ainda “manter a identidade de utilizar muitas cores e misturar muitos tecidos”, com alguns básicos intemporais. “A maior parte das peças é constituída por uma única matéria-prima em prol da sustentabilidade e ecodesign”, insiste, sublinhando que, por exemplo, só apresentou uma peça com fechos. “Houve mais cuidado em escolher os materiais, temos mais polyesters, mas reciclados; alguns algodões orgânicos, mas nem todos, porque na verdade o algodão orgânico não é assim tão sustentável como parece”, resume a designer que conta com quase duas décadas no mundo de moda. 

Para abrir a “janela ao mundo criativo” de Katty Xiomara, a designer aproveitou ainda para lançar o livro Reflexos - Um guia do bem inVestir que é um “pequeno manual com algumas dicas para ajudar as mulheres a conhecer melhor o seu corpo e saber o que poderá ficar melhor ou pior”, descreve, acrescentando que a ideia é “vestir e investir, evitando a anarquia do guarda-roupa e apelando a criatividade de cada uma”.

Neste manual a designer define, cinco tipo de silhuetas da mulher: em forma de rectângulo, de triângulo, de maçã, de pêra e de ampulheta. Depois é só perceber as peças que ficam melhor em função de cada uma delas.

Durante o primeiro dia do Portugal Fashion, desfilaram novos talentos da moda em Itália, que venceram o Milano Moda Graduate 2019, um projecto da Camera Nazionale della Moda Italiana (CNMI). O Portugal Fashion termina neste sábado e vão passar pela Alfândega do Porto nomes como Diogo Miranda, Luís Buchinho, Miguel Vieira e Sophia Kah.

Sugerir correcção
Comentar