Hospital das Forças Armadas ainda não operou um único doente do SNS

Acordo entre os ministérios da Saúde e da Defesa entrou em vigor em Junho de 2018 para reduzir listas de espera para cirurgia.

Foto
Paulo Pimenta

Ainda nenhum doente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi operado no Hospital das Forças Armadas, ao abrigo do acordo que foi assinado entre os ministérios da Saúde e da Defesa para reduzir as listas de espera para cirurgia no serviço público e dar resposta aos doentes que estão próximos de atingir o tempo máximo de espera recomendado.

O acordo foi publicado em Junho do ano passado em Diário da República, assinado pelos então ministros Adalberto Campos Fernandes (Saúde) e José Azeredo Lopes (Defesa Nacional).

“Não foi operado nenhum doente” enviado pelo SNS no Hospital das Forças Armadas, “nem no pólo do Porto nem no pólo de Lisboa”, respondeu o gabinete do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas ao Jornal de Notícias, que na edição desta quarta-feira revela que a cooperação entre as duas entidades ainda não teve resultados práticos.

O mesmo jornal refere que o Ministério da Saúde não lhes respondeu por que razão não aproveitou a parceria. No final do ano passado e início deste ano, os enfermeiros fizeram greves direccionadas aos blocos operatórios que levaram ao adiamento de milhares de operações. O Ministério da Saúde disse, entretanto, que as cirurgias adiadas já tinham sido recuperadas.

Segundo o Relatório Anual de Acesso a Cuidados de Saúde nos Estabelecimentos do SNS e Entidades Convencionadas, relativo a 2018, realizaram-se quase 595 mil cirurgias no SNS, mas mais de 65 mil foram feitas nos hospitais convencionados ou protocolados. O tempo médio de espera para cirurgia aumentou, passando de 3,1 meses, registados em 2016 e 2017, para 3,3 meses, no ano passado.

A Administração Central do Sistema de Saúde reencaminhou as perguntas enviadas pelo Jornal de Notícias para a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que disse que, “até agora, o Hospital das Forças Armadas não apresentou qualquer candidatura” para ser uma entidade convencionada com o SNS no âmbito do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos em Cirurgia (SIGIC).

Sugerir correcção
Comentar