O segundo enterro de Franco

Ao fim de 44 anos, o ditador espanhol abandona o Vale dos Caídos, que ergueu para exaltar a sua vitória na “cruzada”. Não há cortejo, honras de Estado ou bandeira no caixão. Mas na sua sombra vai o saudosismo ideológico que teima em permanecer na sociedade e na política espanhola.

Foto
Bandeiras com a cara de Franco em janelas de Madrid SUSANA VERA/Reuters

No início do mês, o monumento que Francisco Franco ergueu para imortalizar a sua vitória na “cruzada” da Guerra Civil de Espanha teve um número de visitantes acima da média. Dezenas de pessoas desceram à cripta para “um último adeus” ao ditador. Alguns fizeram a saudação fascista, outros, relata uma reportagem no Financial Times, depositaram medalhas e relógios sobre a lápide escura, recolhendo depois cuidadosamente os objectos “como se tivessem ficado imbuídos do espírito de Franco”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários