Portugal Fashion arranca hoje na Alfândega do Porto com jovens designers

O destaque desta quarta-feira foca-se nas colecções de quatro novos talentos da moda em Itália e nas “propostas disruptivas” de jovens designers portugueses.

Foto
Nos bastidores, já se preparam os primeiros momentos do 45.º Portugal Fashion FERNANDO VELUDO/NFACTOS (Arquivo)

A 45.ª edição do Portugal Fashion regressa hoje ao seu quartel-general, no edifício da Alfândega do Porto, e arranca com a apresentação de colecções de jovens designers portugueses e italianos, para a próxima Primavera/Verão 2020.

“A nossa estratégia de internacionalização passa também por trazer o mundo até nós, nomeadamente convidando designers internacionais que possam promover no exterior a nossa fashion week e a fileira da moda portuguesa”, adiantou à Lusa Mónica Neto, a líder de projecto do Portugal Fashion.

No alinhamento da programação do Portugal Fashion, o destaque desta quarta-feira foca-se na aparição em palco das colecções dos quatro novos talentos da moda em Itália, que venceram o Milano Moda Graduate 2019, um projecto da Camera Nazionale della Moda Italiana (CNMI). “É muito importante esta parceria com a CNMI para a internacionalização do Portugal Fashion", acrescentou Mónica Neto. “Com o apoio desta associação italiana podemos levar o Portugal Fashion a mais eventos internacionais, para além de estarmos a reforçar a dimensão internacional do nosso calendário nacional, a potenciar o networking dos nossos jovens criadores e a atrair talento para a nossa ‘fileira moda’.”

Os desfiles dos designers emergentes de Itália estão agendados para arrancar às 18h30, mas antes, pelas 14h30, a Alfândega do Porto recebe o Bloom, uma plataforma especialmente dedicada aos jovens designers portugueses, que têm aqui a oportunidade de ter um palco para apresentarem as suas “propostas disruptivas” para a próxima estação quente, refere a organização.

A abrir o calendário daquela plataforma estão seis escolas de moda —​ Cenatex (Guimarães), Escola de Moda do Porto, Escola superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART), Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) e Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, com o curso de Design de Moda.

Pelas 17h30, está marcado o arranque do Bloom Upload, uma plataforma experimental destinada a designers que se encontram numa fase embrionária dos seus percursos, por onde vão passar propostas de quatro jovens: Carolina Sobral, João Sousa, 0.9 Vírus e ARIEIV.

Em paralelo aos desfiles na Alfândega, vai realizar-se o showroom Brand Up, com vestuário, calçado, joalharia, ourivesaria, marroquinaria e outros produtos de lifestyle e onde, pela primeira vez, vai haver a possibilidade de venda directa ao público avançando com o conceito “see now buy now(veja agora, compre agora).

O último desfile do primeiro dia do Portugal Fashion zarpa do edifício da Alfândega à beira do rio Douro para se instalar, a partir das 21h30, na Tipografia do Conto, uma antiga oficina de artes gráficas transformada num hotel design no centro do Porto, para se conhecer a nova colecção Primavera/Verão 2020 da criadora Katty Xiomara.

Pelo 45.º Portugal Fashion, até sábado, dia 26, vão passar nomes como Miguel Vieira, Luís Buchinho, Diogo Miranda, Hugo Costa, Sophia Kah, Marques'Almeida, Pedro Pedro, Alexandra Moura, Susana Bettencourt, Maria Gambina, Alves/Gonçalves, Estelita Mendonça, Inês Torcato, Carla Pontes, entro outros.

O Portugal Fashion é um projecto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Sugerir correcção
Comentar