Mais de 2300 jovens entre os 13 e 15 anos com passe gratuito no Porto

Câmara do Porto alargou gratuitidade do passe para os residentes e estudantes até aos 15 anos e estima chegar a oito mil jovens

Rádio Nova
Foto
Título de transporte gratuito “Porto.13-15” foi criado pela autarquia como complemento ao passe Sub13 Inês Fernandes

Mais de 2300 jovens com idades entre os 13 e os 15 anos residentes no concelho do Porto já beneficiam do título de transporte gratuito “Porto.13-15”, criado pela autarquia como complemento ao passe Sub13. Os formulários de adesão começaram a ser distribuídos pelas escolas do concelho no final de Junho, tendo, até ao momento, sido emitidos 2382 passes, revelou esta terça-feira à Lusa a Câmara do Porto.

Questionado pela Lusa, o município salienta, contudo, que só no final do mês de Outubro, “com a estabilização do número de títulos emitidos, será possível aferir de forma mais objectiva o impacto financeiro real desta medida”, cujo custo inicial apontado era de um milhão de euros.

A autarquia anunciou, em Fevereiro, o alargamento do passe gratuito para os residentes e estudantes até aos 15 anos, estimando, à data, que a medida possa abranger cerca de 8000 jovens. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, numa reunião do Conselho Metropolitano do Porto, onde explicou que esta medida estava já a ser estudada há algum tempo.

“A Câmara vai implementar um sistema que permitirá aos seus residentes/ estudantes até aos 15 anos não pagar qualquer valor quando se deslocarem em transporte público na cidade. Esta medida que será implementada no Porto junta-se à gratuitidade que deverá ser aplicada até aos 12 anos em toda a rede de transportes publico da Área Metropolitana”, referia um comunicado que foi distribuído durante a reunião daquele órgão.

Na mesma nota, o município sublinhava que, tendo como expectável o impacto positivo da gratuitidade até 12 anos, a autarquia entendeu “ir mais longe, assumindo o alargamento da gratuitidade das deslocações dentro da cidade”.

De acordo com a página oficial da Câmara na Internet, “o Porto.13-15 é um cartão Andante exclusivo do Município do Porto para jovens entre os 13 e 15 anos que permite a utilização gratuita dos transportes públicos integrados no sistema intermodal Andante, num limite de 3 zonas, mediante validação do cartão em todas as viagens”. Já o passe Sub13, criado no âmbito do PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária, emitiu na Área Metropolitana do Porto (AMP) 9964 títulos, 5516 no mês de Setembro e 4448 até sexta-feira.

O município do Porto é aquele que concentra o maior número deste tipo de títulos, com um total de 1317, no conjunto dos meses de Setembro e Outubro. Contudo, e mais de um mês e meio após a entrada em vigor do passe Sub13, há ainda cinco dos 17 municípios da AMP em que não foi emitido qualquer título e outros cinco onde a emissão é residual.