Exumação de Franco do Vale dos Caídos será na quinta-feira

O governo de Pedro Sánchez assegura que o processo será levado a cabo “em condições de dignidade e respeito”

Foto
LUSA/Angel Diaz

O governo espanhol anunciou que a exumação de Francisco Franco do Vale dos Caídos será na quinta-feira, às 10h30. O corpo do ditador será depois enterrado no cemitério Mingorrubio, em El Pardo, perto de Madrid, segundo o comunicado divulgado na imprensa espanhola.

O governo de Pedro Sánchez assegura que o processo será levado a cabo “em condições de dignidade e respeito” e que a família do ditador estará presente, bem como a ministra da Justiça, Dolores Delgado, em representação do executivo. O percurso de cerca de 50 quilómetros entre os dois locais será feito de helicóptero, para evitar qualquer altercação com eventuais manifestantes, de acordo com o El País.

O mesmo jornal refere que o governo está especialmente preocupado com a possível difusão de imagens da operação, pelo que nenhuma das pessoas presentes poderá ter qualquer dispositivo que permita tirar fotografias ou gravar vídeos.

Foi há 16 meses que Governo socialista presidido por Pedro Sánchez deu início ao processo, tendo estabelecido o dia 25 como prazo máximo para a exumação, depois da autorização do Supremo, no final de Setembro. A operação ficará assim concluída antes do início oficial da campanha eleitoral.

O monumento, mandado erguer por Franco entre 1940 e 1958 e construídos por presos republicanos, está fechado ao público há uma semana, para preparar a operação.

No Vale dos Caídos estão sepultados 34 mil mortos da Guerra Civil, nacionalistas e republicanos.

Sugerir correcção
Comentar