Endividamento da economia sobe para 724 mil milhões em Agosto

Redução de 200 milhões no endividamento das empresas privadas face ao sector financeiro foi compensada, em igual valor, pelo aumento do endividamento dos particulares

Foto
Miguel Manso

O endividamento do sector não financeiro da economia aumentou em Agosto 400 milhões de euros face a Julho, para 724 mil milhões de euros, devido ao aumento do endividamento do sector público, divulgou esta segunda-feira o Banco de Portugal (BdP).

De acordo com uma nota hoje divulgada, o BdP indica que em Agosto de 2019, o endividamento do sector não financeiro situava-se em 724 mil milhões de euros, dos quais 319,8 mil milhões de euros respeitavam ao sector público e 404,2 mil milhões de euros ao sector privado.

Relativamente a Julho de 2019, “o endividamento do sector não financeiro aumentou 0,4 mil milhões de euros, devido ao aumento do endividamento do sector público, já que o endividamento do sector privado se manteve o valor idêntico”, sinaliza.

O aumento do endividamento do sector público traduziu-se, sobretudo, no incremento do endividamento face ao exterior, parcialmente compensado pela diminuição do endividamento face às próprias administrações públicas, às empresas e ao sector financeiro.

No sector privado, acrescentou, observou-se uma diminuição do endividamento das empresas privadas face ao sector financeiro (0,2 mil milhões de euros), que foi compensada, pelo aumento do endividamento dos particulares face ao mesmo sector (0,2 mil milhões de euros).

Na nota enviada, o BdP disse que reviu esta série estatística para reflectir a revisão da mudança de base das contas nacionais ocorrida em Agosto.

Em relação ao mês de Julho, o montante foi actualizado dos 728,7 mil milhões indicados inicialmente para os 723,6 mil milhões de euros.

O sector não financeiro da economia abrange Estado, empresas públicas e privadas e famílias, excluindo o sector financeiro.

Sugerir correcção
Ler 16 comentários