Compartes

No lugar da comunidade instalou-se a sociedade, uma tessitura imensa e desconfinada em marcha acelerada ao toque de muitas cornetas.

Foto
Álvaro Domingues

As palavras têm significado: algumas delas, porém, guardam sensações. A palavra “comunidade” é uma dessas. Sugere uma coisa boa: o que quer que “comunidade” signifique, é bom “ter uma comunidade,” “estar numa comunidade”. (…) As companhias ou a sociedade podem ser más; mas não a comunidade. Comunidade, sentimos, é sempre uma coisa boa. A comunidade é um lugar “cálido”, um lugar confortável e aconchegante. É como um tecto sob o qual nos abrigamos…, uma lareira diante da qual aquecemos as mãos num dia gelado. Lá fora, na rua, espreitam todo o tipo de ameaças. Aqui, na comunidade, podemos relaxar — estamos seguros, não há perigos ocultos em cantos escuros… (1)

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar