Valverde contra adiamento do clássico: “Temos de respeitar os adeptos”

Treinador do Barcelona acredita que há condições para o que o embate com o Real Madrid possa disputar-se no dia 26, em Camp Nou.

Foto
LUSA/Enric Fontcuberta

O jogo entre Barcelona e Real Madrid, respeitante à 10.ª jornada da Liga espanhola, promete continuar a gerar discussão nos próximos dias. Ao anúncio de uma proposta para adiamento ou mudança de local do clássico, seguiram-se várias reacções e nesta quinta-feira foi a vez de Ernesto Valverde, técnico dos catalães, mostrar o seu desagrado. 

“Tem-se falado muito sobre este jogo. É verdade que foi apresentada uma proposta de alteração da data, mas não estamos de acordo porque temos jogo na quarta-feira anterior”, sublinhou o técnico em conferência de imprensa.

A proposta em causa prevê o adiamento do embate entre os dois “gigantes” espanhóis, inicialmente previsto para 26 de Outubro, ou a alteração da ordem inicialmente prevista no calendário, ou seja, disputar primeiro o clássico no Santiago Bernabéu e só na segunda volta regressar ao Camp Nou.

“Estamos a nove dias do jogo. Temos de respeitar o calendário e os adeptos”, insistiu Valverde, em claro desacordo face à proposta apresentada pela Liga profissional à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). “Em circunstâncias normais, jogaríamos em casa. Estão a antecipar uma série de cenários diferentes e embora esta esteja a ser uma semana fora do normal, temos esperança de disputar este jogo em nosa casa. É isso que queremos”, acrescentou.

Na base de toda esta discussão estão os protestos e a violência que tem tomado conta das ruas da Catalunha nos últimos dias, na sequência da decisão judicial de condenar a penas de prisão nove líderes separatistas pela sua participação no referendo sobre a independência da região.

“Esta é uma oportunidade para as pessoas em geral, e também para os nossos adeptos, mostrarem uma série de coisas. Que respeitamos os outros e que, sendo civilizados, o jogo poderá desenrolar-se”, apelou Valverde, assumindo querer contrariar todos os que prevêem que o clássico não irá disputar-se na data inicialmente prevista.

No mesmo dia em que o treinador do Barcelona abordou o tema, Javier Tebas, presidente da Liga Espanhola, veio a público defender que o encontro não pode ser adiado para 18 de Dezembro, uma vez que nessa altura existem jogos da Taça do Rei. “Nesse dia não pode ser, teremos de nos sentar e definir qual será a data”, afirmou à agência EFE. “Espero que o Comité de Competição decida que a ordem dos jogos possa ser alterada”.

Sugerir correcção
Comentar