Clube inglês cria pack para ajudar autistas no futebol

As mochilas com os packs - previstos para jovens entre os 7 e os 14 anos - compreendem itens considerados essenciais para um autista num jogo de futebol.

Foto
O pack de autismo criado pelo Exeter City DR

O Exeter City, clube do quarto escalão do futebol inglês, quer melhorar a experiência dos autistas nos jogos de futebol. Com o “pack de autismo”, lançado nesta quinta-feira, o clube quer aproximar-se dos ideais de inclusão made in século XXI e, sobretudo, fazer a diferença na vida de muitos autistas que gostam de ir ao futebol.

Ir a um estádio pode ser, para um autista, uma experiência stressante, desconfortável e desencadeadora de ansiedade. Assim, em parceria com a Junior Grecians (grupo de jovens adeptos do Exeter) e com a Associação de Adeptos com Deficiência, o clube fundado em 1904 pretende “fazer do St. James Park [estádio do Exeter] um ambiente seguro e fazer dos jogos uma experiência agradável”.

As mochilas com os packs - previstos para jovens entre os 7 e os 14 anos - compreendem itens considerados essenciais para um autista num jogo de futebol. A saber:

  • Cartão de identificação como autista, que pode ser mostrado aos polícias e staff do estádio para requerer particular atenção ou ajuda no St. James Park. O cartão tem, ainda, o contacto do acompanhante do menor.
  • Um guia pensado para facilitar a movimentação pelo estádio.
  • Tampões para reduzir o ruído do estádio.
  • Fidget spinner – brinquedo famoso entre os jovens, inicialmente criado para a redução do stress e ansiedade dos autistas.
Sugerir correcção
Comentar