Glória ao Documentário do País Distante!

O Doclisboa dedica uma grande retrospectiva ao documentário realizado na Alemanha de Leste, balizada pelos anos da Guerra Fria. Ascensão e Queda do Muro é o primeiro olhar sobre uma produção praticamente desconhecida do Ocidente.

Foto

A 9 de Novembro de 1989, depois de longos meses de lenta erosão dos regimes-satélite por trás da Cortina de Ferro, caía definitivamente o muro de Berlim que desde 1961 dividia a antiga capital, e abria-se o caminho para a reunificação de uma Alemanha que a geopolítica tinha cortado em duas em 1949. Houve euforia, fascínio, descoberta, decepção, esperança, amargura, e uma reunificação que demasiadas pessoas acharam poder resolver magicamente todos os problemas. Mesmo assim, 30 anos depois da reunificação, a vida na República Democrática Alemã (RDA) continua a ser um país distante.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar