Três distritos sob aviso laranja a partir das 18h por causa da chuva forte

Porto, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso laranja a partir das 18h00 devido à previsão de chuva forte. Para quinta-feira a previsão é de chuva para o continente, excepto Algarve.

Foto
Paulo Pimenta

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar sob aviso laranja a partir das 18h00 desta quarta-feira devido à previsão de chuva forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) — o aviso laranja é o segundo mais grave e alerta para uma situação meteorológica de risco moderado a elevado (os cidadãos devem ficar atentos e seguir as orientações da Autoridade Nacional de Protecção Civil).

Viseu, Vila Real, Aveiro e Coimbra também estão sob aviso amarelo, a partir da tarde ou noite desta quarta-feira. O aviso amarelo revela situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Esta quinta-feira a chuva estende-se a quase todo território do continente, com excepção do Algarve, e no Norte fica até ao fim-de-semana.

As temperaturas máximas no continente vão oscilar entre os 15 graus Celsius (Guarda e Bragança) e os 24 (em Santarém) — Lisboa passa dos 21 para os 23, entre esta quarta-feira e esta quinta-feira, e Porto dos 18 para 20. Já as mínimas vão oscilar entre os 6 graus Celsius (na Guarda) e os 14 (no Porto).

O IPMA prevê para esta quarta-feira nas regiões do Norte e centro céu geralmente muito nublado e períodos de chuva primeiro na região norte, estendendo-se gradualmente à região centro, e sendo por vezes forte e persistente no Minho e Douro Litoral a partir da tarde.

Nas terras altas, o vento será moderado a forte do quadrante sul com rajadas até 75 quilómetros por hora.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima e pequena subida da máxima no interior.

Para a região sul estão previstos períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado no Baixo Alentejo e Algarve, sendo o vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando por vezes moderado nas terras altas. O IPMA prevê ainda para a região sul neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima e pequena subida da máxima no interior.

Sugerir correcção
Comentar