O “hipnotizante espectáculo” do ballet em slow motion

Durante dois anos, Niv Novak, fotógrafo e realizador australiano apaixonado por dança, andou a olhar para bailarinos de topo, do Bolshoi ao Royal Ballet, e fez parar o tempo. Pelo menos, é o que parece quando vemos Missed Nuance, filme de 58 minutos disponível no iTunes, onde o australiano usa fotografia ultra-slow motion para captar os bailarinos. O resultado é um "hipnotizante espectáculo" do movimento do bailado em 4K, conta, num email enviado ao P3. 

Enquanto fotógrafo de dança, Niv, que já mostrou aquilo que vale num videoclipe dos The Gift, percebeu que "muita beleza se perde com a velocidade". E quis contrariá-lo, pois "há literalmente beleza em todos os instantes", só é preciso "prática para a ver". 

Para isso, iluminou todos os cenários do seu filme "tão perfeitamente como numa fotografia", como se vê neste trailer. Para todos verem as "transições subtis de movimento", o "deslizar da luz no corpo", os músculos a acordar, os ligamentos "a esticar", as roupas a piscar ou flutuar. "Inúmeros momentos de expressão que ninguém vê — perdidos na velocidade. Enquanto a fotografia revela instantes de tamanha beleza, Missed Nuance captura tudo isto." Basta pensa que, neste filme, "um segundo de luz na lente corresponde a um vídeo de 40 segundos".